Percepção das gestantes sobre as consultas médicas e de enfermagem no pré-natal de baixo risco

Autores

  • Fabiana Maria de Andrade Centro Universitário do Vale do Ipojuca
  • José Flávio de Lima Castro Universidade Federal de Pernambuco
  • Antônio Viana da Silva Centro Universitário do Vale do Ipojuca

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v6i3.1015

Palavras-chave:

Médicos, Enfermeiros, Estratégia de Saúde da Família, Cuidado pré-natal

Resumo

Objetivo: Compreender a percepção das gestantes sobre as consultas médicas e de enfermagem no pré-natal de baixo risco.  Métodos: Estudo transversal, descritivo, de abordagem quantitativa, tendo como amostra 20 gestantes que realizam o pré-natal no município de Bonito-PE. A coleta dos dados ocorreu por meio de um formulário, sendo realizado no período de abril a maio de 2014. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética do Centro Universitário Faculdade Vale do Ipojuca pelo protocolo nº002. Resultados: Quanto as orientações, 85% estavam satisfeitas com o(a) médico(a) e 90% com o(a) enfermeiro(a). Quanto ao tratamento/intervenções, 85% estavam satisfeitas com o(a) médico(a) e 95% com o(a) enfermeiro(a). Já relacionado ao exame físico, os(as) enfermeiros(as) realizaram em todas as consultas com 85% e os(as) médicos(as) nunca realizaram em 45%. Conclusão: As gestantes perceberam discretas diferenças entre a consulta médica e de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Maria de Andrade, Centro Universitário do Vale do Ipojuca

Enfermeira, Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP).

José Flávio de Lima Castro, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeiro, Mestre em Hebiatria pela Universidade de Pernambuco (UPE), Docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Antônio Viana da Silva, Centro Universitário do Vale do Ipojuca

Administrador, Especialista em planejamento educacional e docência do ensino superior pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB), Centro Universitário do Vale do Ipojuca (UNIFAVIP). 

Downloads

Publicado

2016-12-02

Como Citar

de Andrade, F. M., de Lima Castro, J. F., & da Silva, A. V. (2016). Percepção das gestantes sobre as consultas médicas e de enfermagem no pré-natal de baixo risco. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 6(3). https://doi.org/10.19175/recom.v6i3.1015

Edição

Seção

Artigos Originais