A educação permanente no processo de trabalho de enfermagem
Resumo
Neste estudo objetivou-se evidenciar como se dá a inserção da educação permanente em saúde no processo de trabalho da enfermagem. Esta pesquisa é classificada como qualitativa, descritiva, exploratória. A amostra dos sujeitos, que, de forma voluntária, aderiram à pesquisa, foi delineada pelo método intencional. A pesquisa foi realizada em dez cidades do Estado do Rio Grande do Sul e, para tal, incluíram-se cinco serviços de atenção básica e cinco hospitais, sendo desses, dois hospitais públicos, dois filantrópicos de grande porte, que atendem média e alta complexidade, e um hospital privado de médio porte. Os resultados indicam que existem experiências interessantes em educação permanente, porém, na maioria das instituições pesquisadas a educação ainda fica em plano secundário, estando esta desvinculada do processo de trabalho. Conclui-se que há muito de ser fazer, para que, efetivamente, a educação venha a ser inserida no processo de trabalho em saúde.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.19175/recom.v6i3.1027
ISSN: 2236-6091
DOI:10.19175