O jogo como estratégia de promoção de qualidade de vida no trabalho no centro de material e esterilização

Autores

  • Carla Aparecida Spagnol UFMG
  • Bárbara Kellen Souza Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Érica Santana Candian Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rosângela Oliveira Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vanda Custódia Felipe Manoel Universidade Federal de Minas Gerais
  • Andreia Rodrigues Moreira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.1064

Palavras-chave:

jogos e brinquedos, esterilização, qualidade de vida

Resumo

Objetivo: Descrever e analisar a elaboração de um jogo educativo como estratégia para promover a qualidade de vida no trabalho (QVT) para a equipe de enfermagem do Centro de Material e Esterilização (CME) de um hospital universitário. Método: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa da construção do jogo educativo junto aos trabalhadores do CME, no período de agosto-dezembro 2012, com frequência semanal, totalizando 20 encontros. A técnica de análise das respostas obtidas foi a análise de conteúdo. Resultados: Caracterizou-se três categorias temáticas. Os discursos evidenciaram melhorias na interação da equipe a partir das pausas no trabalho, a educação permanente a partir da metodologia ativa de ensino-aprendizagem e mudanças do papel do trabalhador para lugar de sujeito significante do seu trabalho. Conclusão: Percebe-se que o jogo constituiu-se como importante ferramenta para a promoção da QVT na equipe de enfermagem da CME, trabalhando de forma interativa e lúdica com aspectos organizacionais complexos dentro do contexto de análise. Considera-se que tais estratégias venham a ganhar maior espaço das instituições de saúde, para que tais elementos possam ser trabalhados em conjunto com gestores e equipe a fim de promover a efetiva QVT e uma prestação de serviços em saúde cada vez mais humanizada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Aparecida Spagnol, UFMG

Enfermeira. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Saúde Coletiva. Pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Cergy Pontoise- França. 

Bárbara Kellen Souza Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Graduada na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista PROEX-UFMG durante o desenvolvimento do projeto. 

Érica Santana Candian, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista PROEX-UFMG durante o desenvolvimento do projeto. 

Rosângela Oliveira Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Coordenadora de Enfermagem do Centro de Material e Esterilização do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Vanda Custódia Felipe Manoel, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira do Centro de Material e Esterilização do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Andreia Rodrigues Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira do Centro de Material e Esterilização do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Downloads

Publicado

2015-10-07

Como Citar

Spagnol, C. A., Oliveira, B. K. S., Candian, Érica S., Santos, R. O., Manoel, V. C. F., & Moreira, A. R. (2015). O jogo como estratégia de promoção de qualidade de vida no trabalho no centro de material e esterilização. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.1064

Edição

Seção

Artigos Originais