Estudo descritivo sobre a fragilidade de idosos assistidos em uma unidade de saúde da família

Autores

  • Warley Junior de Andrade Prefeitura Municipal de Passatempo/MG
  • Alisson Araújo UFSJ
  • Kátia Ferreira Costa Campos UFMG

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.111

Palavras-chave:

Envelhecimento, Idoso fragilizado, Enfermagem, Saúde da família

Resumo

O envelhecimento populacional é considerado um fenômeno mundial, produzindo uma população cada vez mais propensa a agravos de saúde com o envelhecimento. O presente trabalho é fruto de um estudo descritivo e transversal sobre a fragilidade de idosos residentes na área de abrangência da Unidade de Saúde da Família Elízio Machado de Castro do município de Passa Tempo/MG. Tem como objetivo geral estudar as características dos idosos frágeis residentes nesta área. O estudo baseou-se na análise de dados secundários do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e no Cadastro e Identificação de Risco da Pessoa Idosa proposto pela Coordenação Estadual de Atenção ao Idoso da Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). As patologias mais comuns entre os idosos e aqueles considerados frágeis foram hipertensão, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica e osteoporose. O trabalho permitiu identificar a distribuição e prevalência das patologias mais associadas a fragilidade em idosos e nos idosos em geral, favorecendo a proposição de planos de intervenção à saúde desta população do estudo. No entanto, ainda são necessários mais pesquisas sobre a fragilidade da população idosa brasileira para melhor compreensão desses agravos e conseqüentes propostas de intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Warley Junior de Andrade, Prefeitura Municipal de Passatempo/MG

Enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Passatempo/MG. Especialista em Atenção Básica em Saúde da Família-CEABSF pela Faculdade de Medicina  da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Alisson Araújo, UFSJ

Enfermeiro. Mestre e Doutorando em Ciências da SSaúde da Criança pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professor Assistente I da Universidade Federal de São João del-Rei-UFSJ, Campus Centro Oeste Dona Lindu, Divinópolis/MG.

Kátia Ferreira Costa Campos, UFMG

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais - EEUFMG. Professora Assistente I da EEUFMG, Belo Horizonte/MG.

Downloads

Publicado

2012-04-10

Como Citar

Andrade, W. J. de, Araújo, A., & Campos, K. F. C. (2012). Estudo descritivo sobre a fragilidade de idosos assistidos em uma unidade de saúde da família. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.111

Edição

Seção

Artigos Originais