Síndrome metabólica em pacientes com esquizofrenia refratária: características sociodemográficas, clínicas e comportamentais

Autores

  • Fernanda Daniela Dornelas Nunes Universidade Federal de São João Del Rei
  • Pedro Henrique Batista de Freitas Universidade Federal de São João Del Rei
  • Jeizziani Aparecida Ferreira Pinto Universidade Federal de São João Del Rei
  • Paulo Henrique Alves de Sousa
  • Clarice de Lourdes Enes
  • Richardson Miranda Machado Universidade Federal de São João Del Rei

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.1179

Palavras-chave:

Perfil de saúde, Características da população, Esquizofrenia, Clozapina, Síndrome X Metabólica.

Resumo

a esquizofrenia é denominada refratária quando os pacientes não apresentam melhora dos principais sintomas mesmo após o tratamento com dois antipsicóticos de classes diferentes, em doses adequadas e regulares. Em comparação com a população geral pessoas com esquizofrenia apresentam um risco aumentado para alterações metabólicas. O presente artigo foi elaborado com o objetivo de caracterizar os pacientes que possuem diagnóstico de esquizofrenia refratária que fazem uso do antipsicótico atípico clozapina e que apresentam ou não a síndrome metabólica residentes na Região Ampliada Oeste de Minas Gerais. Trata-se de um estudo epidemiológico e transversal. A amostra foi composta por 72 pacientes pertencentes à região Ampliada Oeste de Minas Gerais. Foram coletados dados sociodemográficos, clínicos, antropométricos e bioquímicos. Realizou-se análise descritiva dos dados. Observou-se que a presença de síndrome metabólica em mulheres (58,8%) foi superior aos homens (41,2%). Os pacientes apresentaram percentuais mais elevados de alterações nos componentes da síndrome, principalmente glicemia e triglicérides. 65% dos pacientes fazem uso de quatro ou mais medicamentos e 47,1% dos indivíduos apresentaram sobrepeso e 38,2% obesidade. Sugere-se a construção de estratégias de prevenção primária das alterações metabólicas, bem como a monitoração continuada de suas questões clínicas, principalmente em relação aos componentes da síndrome. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Daniela Dornelas Nunes, Universidade Federal de São João Del Rei

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de São João Del-Rei, campus Centro-Oeste Dona Lindu (UFSJ-CCO 2014). Ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes "Da Loucura a Ciência" (UFSJ-CCO 2014). Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de São João Del-Rei, campus Centro-Oeste Dona Lindu (UFSJ-CCO 2015). Trabalha no Laboratório de Biologia Molecular da UFSJ-CCO, no desenvolvimento de pesquisa na área de Genética Humana do Comportamento (UFSJ-CCO 2015).

Pedro Henrique Batista de Freitas, Universidade Federal de São João Del Rei

Possui Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ/2015) . É Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/2008) e Especialista em Saúde Pública - Área de Conhecimento: Saúde Coletiva pela mesma instituição (2009). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Gestão de Serviços de Saúde (NEPAG) da UFSJ. Atualmente, é enfermeiro concursado da Prefeitura Municipal de Divinópolis, desenvolvendo suas atividades na atenção primária à saúde e como plantonista noturno no CAPS III. Possui expressiva experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção primária à saúde e saúde mental.

Jeizziani Aparecida Ferreira Pinto, Universidade Federal de São João Del Rei

Graduada em Enfermagem pela Fundação Educacional de Divinópolis/Universidade do Estado de Minas Gerais (2008). Mestranda em Enfermagem, pela Universidade Federal de São João Del Rei (2015). Especialista em Formação Pedagógica em Educação Profissional na área da saúde, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Especialista em Atenção Básica/Saúde da Família na Universidade Federal de São João Del-Rei campus Dona Lindu (2012). Docente e supervisora de estágio da Faculdade Pitágoras - campus Divinópolis/MG (2013).

Paulo Henrique Alves de Sousa

Possui graduação em Nutrição pela Fundação Universidade de Itaúna (2014). Como Nutricionista, atualmente realiza atendimento domiciliar (principalmente a pacientes portadores de necessidades especiais, debilitados e adolescentes) e assessoria para restaurantes. Também atua como técnico de enfermagem do Hospital São João de Deus na unidade oncológica. É integrante do projeto de extensão "Bem-estar e alterações de saúde no ambiente de trabalho da Universidade na ótica da promoção da saúde", o qual é desenvolvido pela USP de Ribeirão Preto e financiado CNPq. Seus principais temas de atuação são: nutrição cínica no âmbito domiciliar, oncologia, alimentação coletiva e saúde do adolescente. 

Clarice de Lourdes Enes

Possui graduação em Psicologia (1994) e pós-graduação (especialização) em Saúde Pública (1999) pela Universidade do Estado de Minas Gerais. É psicóloga da Prefeitura Municipal de Divinópolis desde 1998, onde atualmente trabalha no Programa Municipal de DST/AIDS (Policlínica) e integra a equipe do CRER - Centro de Reabilitação Regional da Secretaria Municipal de Saúde. Cursa disciplinas isoladas oferecidas no mestrado acadêmico em Enfermagem, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ, 2015). Atuou como preceptora do projeto "REDES DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: PRIORIZANDO O ENFRENTAMENTO DO ÁLCOOL, CRACK E OUTRAS DROGAS", dentro do Programa de Educação para o Trabalho (PET-REDES) do Ministério da Saúde. Atuou ainda como gerente de diversas unidades básicas de saúde (2001 a 2008) e exerceu o cargo de referência técnica em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (2004). Tem experiência acadêmica e profissional na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública. Exerceu docência em Biologia como professora do ensino médio na rede estadual de ensino (1998 a 2002).

Richardson Miranda Machado, Universidade Federal de São João Del Rei

Doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP/2010). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2005). Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/2002). Extensão Universitária em Psicologia della Salute, Psichiatria e Amministrazione Pubblica pela Universita di Bologna, UNIBO, Bologna, Itália. Extension en Promoción de la Salud por la Universidad de Concepción, UC, Concepción, Chile. Training in Health Research, York University, YU, Toronto, Canadá. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Enfermagem. Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Residência em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família e Professor Adjunto III de Psiquiatria da Universidade Federal de São João Del Rei - Campus Centro Oeste Dona Lindu, Divinópolis/MG. 

Downloads

Publicado

2016-04-28

Como Citar

Nunes, F. D. D., de Freitas, P. H. B., Pinto, J. A. F., de Sousa, P. H. A., Enes, C. de L., & Machado, R. M. (2016). Síndrome metabólica em pacientes com esquizofrenia refratária: características sociodemográficas, clínicas e comportamentais. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.1179

Edição

Seção

Artigos Originais