Educação para o trabalho em sala de vacina: percepção dos profissionais de enfermagem

Autores

  • Valéria Conceição de Oliveira Universidade Federal de São João del Rei
  • Heloíza Maria Siqueira Rennó Universidade Federal de São João del Rei
  • Yasmin Reis dos Santos Universidade Federal de São João del Rei
  • Ana Flávia Grastiquini Rabelo Secretaria Municipal de Saúde de Carmo do Cajuru
  • Maria del Pilar Serrano Gallardo Universidade Autônoma de Madrid
  • Ione Carvalho Pinto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v6i3.1180

Palavras-chave:

Vacinas, Equipe de Enfermagem, Educação, Atenção Primária à Saúde.

Resumo

Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa com o objetivo de identificar como acontece a educação dos trabalhadores em sala de vacina. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com trabalhadores da equipe de enfermagem das Unidades de Atenção Primária à Saúde e analisados a partir da análise de conteúdo temática proposta por Bardin. Os resultados demonstraram ausência de um processo educativo efetivo, o enfoque é na capacitação descendente e quase sempre sem a participação dos técnicos/auxiliares de enfermagem que são os responsáveis pela execução das atividades em sala de vacina. A educação dos profissionais em sala de vacina ainda é uma necessidade e quando acontece é assistemática e descendente, revelando o predomínio de concepções educativas tradicionais em relação à educação no trabalho. 

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Biografia do Autor

Valéria Conceição de Oliveira, Universidade Federal de São João del Rei

Enfermeira, doutora em Ciências. Professora da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro oeste Dona Lindu. Divinópolis, Minas Gerais/Brasil.

Heloíza Maria Siqueira Rennó, Universidade Federal de São João del Rei

Enfermeira, doutoranda em Ciências. Professora da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro oeste Dona Lindu. Divinópolis, Minas Gerais/Brasil.

Yasmin Reis dos Santos, Universidade Federal de São João del Rei

Enfermeira, mestranda em Gestão em Serviços de Saúde e Enfermagem. Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro oeste Dona Lindu. Divinópolis, Minas Gerais/Brasil.

Ana Flávia Grastiquini Rabelo, Secretaria Municipal de Saúde de Carmo do Cajuru

Enfermeira, especialista em Gestão da clínica na Atenção Primária à Saúde e em Gestão microrregional de saúde. Prefeitura Municipal de Carmo de Cajuru. Carmo do Cajuru, Minas Gerais/Brasil.

Maria del Pilar Serrano Gallardo, Universidade Autônoma de Madrid

Enfermeira, doutora em Saúde Pública. Professora Doutora da Faculdade de Medicina da Universidade Autónoma de Madrid. Madrid, Espanha. 

Ione Carvalho Pinto, Universidade de São Paulo

Enfermeira, doutora em Enfermagem. Professora Livre Docente da EERP/USP. Ribeirão Preto, São Paulo/Brasil. 

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Publicado

2016-12-02

Como Citar

Oliveira, V. C. de, Rennó, H. M. S., Santos, Y. R. dos, Rabelo, A. F. G., Gallardo, M. del P. S., & Pinto, I. C. (2016). Educação para o trabalho em sala de vacina: percepção dos profissionais de enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 6(3). https://doi.org/10.19175/recom.v6i3.1180

Edição

Seção

Artigos Originais