O papel do enfermeiro do programa saúde da família no atendimento pré-natal

Autores

  • Sebastiao Junior Henrique Duarte Universidade Federal de Mato Grosso / Faculdade de Enfermagem
  • Eliane Pereira de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.137

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Programa Saúde da Família, Papel do profissional de enfermagem, Cuidado pré-natal

Resumo

Com esta revisão da literatura objetivou-se descrever as ações do enfermeiro na atenção pré-natal inserida no Programa Saúde da Família e discutir o cuidado de enfermagem como fundamental ao pré-natal adequado. Realizou-se busca nas bases de Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), identificados por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Manuais do Ministério da Saúde, no período de 2004 a 2010. Utilizou-se os descritores Enfermeiro, Pré-natal e Programa Saúde da Família, visando identificar estudos com essa temática, propiciado pelas equipes de saúde da Atenção Primária. Foram encontrados 42 artigos, no entanto apenas 10 deles foram selecionados e 2 manuais do Ministério da Saúde, por relacionarem com o tema. Os resultados mostraram que o enfermeiro desenvolve ações clínicas através da consulta de enfermagem; contribuem para a autonomia do cuidado por meio da educação em saúde e participam do acolhimento à mulher grávida e sua família, quesitos considerados essenciais para atenção qualificada ao pré-natal. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastiao Junior Henrique Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso / Faculdade de Enfermagem

Enfermeiro. Doutor em Ciência da Saúde com enfase em enfermagem pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Eliane Pereira de Almeida

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Duarte, S. J. H., & Almeida, E. P. de. (2014). O papel do enfermeiro do programa saúde da família no atendimento pré-natal. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.137

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura