Estado nutricional e perfil socioeconômico e demográfico dos usuários do restaurante popular em Belo Horizonte

Autores

  • Ísis Eloah Machado UFMG
  • Karla Araújo Costa Universidade Gama Filho
  • Simone Cardoso Lisboa Pereira UFMG
  • Mery Natali Silva Abreu UFMG
  • Cláudio Santiago Dias Júnior UFMG

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.193

Palavras-chave:

Alimentação coletiva, Estado nutricional, Segurança alimentar e nutricional

Resumo

Os restaurantes populares têm como princípios fundamentais a produção e distribuição de refeições saudáveis a preços acessíveis. Considerando a importância desse equipamento para a promoção da saúde, estudos que verifiquem sua efetividade são relevantes para fornecer subsídios a ações futuras. O presente trabalho avaliou o estado nutricional dos usuários de um restaurante popular de Belo Horizonte/MG e possíveis associações com o perfil demográfico e socioeconômico. O perfil dos usuários foi obtido através de questionário semi-estruturado e o estado nutricional foi avaliado através do índice de massa corpórea. Foram aplicados os testes qui-quadrado e t-Student ao nível de significância de 5%. Foram entrevistados 396 usuários, sendo que 62,9% eram do sexo masculino, 39,9% eram casados e 61,6% possuíam filhos. No que se refere ao nível socioeconômico 55,2% foram classificados na classe C. Os usuários apresentaram elevadas taxas de obesidade e o sobrepeso, 43,2% entre os adultos e 32,1% entre os idosos, fator de comprometimento da saúde desta população. Sexo (p=0,038), estado conjugal (p=0,039) e o fato de possuir filho (p=0,006), atuaram como fatores associados ao excesso de peso. Assim, nota-se a necessidade de avaliar o cardápio oferecido e de aumentar as ações de promoção da saúde direcionadas ao público do restaurante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ísis Eloah Machado, UFMG

Nutricionista. Mestranda da Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais.

Karla Araújo Costa, Universidade Gama Filho

Nutricionista. Especialista em Segurança Nutricional e Qualidades de Alimentos, Universidade Gama Filho.

Simone Cardoso Lisboa Pereira, UFMG

Nutricionista. Doutora. Professora Adjunta do departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais.

Mery Natali Silva Abreu, UFMG

Estatística. Doutora. Professora Adjunta do departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais.

Cláudio Santiago Dias Júnior, UFMG

Sociólogo. Pós-Doutor. Professor Adjunto do departamento de Sociologia e Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2012-10-24

Como Citar

Machado, Ísis E., Costa, K. A., Pereira, S. C. L., Abreu, M. N. S., & Dias Júnior, C. S. (2012). Estado nutricional e perfil socioeconômico e demográfico dos usuários do restaurante popular em Belo Horizonte. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.193

Edição

Seção

Artigos Originais