Integração ensino-serviço como mediadora de experiências de comunicação em saúde na comunidade

Flávia Christiane de Azevedo Machado, Jonia Cybele Santos Lima, Najara Mônica De Moura, Yasmin Bezerra Cabral

Resumo


Objetivo: Relatar experiências de educação em saúde em uma Unidade Saúde da Família de Natal/RN no contexto da integração ensinoserviço. Método: Estudo descritivo da experiência “Varal da Cidadania”, em que discentes, mediante vivência do “passeio exploratório do
território”, rodas de conversa com profissionais de saúde e entrevistas com a comunidade buscaram compreender a visão da população
acerca da cidadania; identificar fragilidades e potencialidades; discutir as possíveis causas e consequências para definir pontos-chaves de
atuação. Resultados: Realizaram-se quatro “varais” (oficina de Shantala - saúde da mulher; tenda do conto-saúde do idoso; orientação
alimentar - saúde do homem; teatro - saúde da criança), focando habilidades para o cuidado familiar e auxílio ao empoderamento
comunitário. Conclusão: Sensibilizaram-se os profissionais para incluir a Shantala no Programa de Desenvolvimento e Crescimento,
viabilizando uma melhor avaliação pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. O “Varal do Homem”
evidenciou como trabalhar promoção da saúde no espaço da Feira Livre, suplantando a distribuição de folders. O “Varal da Criança” auxiliou
o fortalecimento de parcerias entre instituições de ensino e a unidade de saúde, potencializando um melhor desenvolvimento do Programa
Saúde na Escola. O “Varal do idoso” sensibilizou discentes para a escuta qualificada, elemento essencial ao profissional de saúde.

Palavras-chave


Serviços de integração docente-assistencial; Educação em saúde; Comunicação; Atenção primária à saúde; Sistema único de saúde.

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DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.2317

ISSN: 2236-6091

DOI:10.19175