Gincana para o ensino de imunização aos acadêmicos de enfermagem: relato de experiência

Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas

Resumo


Objetivo: Descrever a experiência na construção e aplicação de uma gincana para o ensino de imunização aos acadêmicos de
Enfermagem. Método: Trata-se de um relato de experiência de uma gincana que foi construída com base em cinco jogos adaptados
ao conteúdo de imunização: dramatização, paródia, tabuleiro, palavra cruzada e, verdadeiro ou falso. Esse conteúdo é abordado na
disciplina de Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente de uma Universidade Pública do Centro-Oeste Brasileiro.
Resultados: Todos foram aplicados para acadêmicos de Enfermagem, durante duas aulas, com duração de oito horas. Os
acadêmicos são divididos em quatro grupos e vence o grupo que obtiver maior pontuação na gincana. A maior dificuldade
encontrada foi a falta de preparo por parte dos alunos para a gincana, com pouco estudo prévio sobre a temática, consequência de
os estudantes não estarem habituados a trabalhar em grupo de forma participativa, assumindo o protagonismo do seu
aprendizado. Entretanto, considera-se que os jogos foram recursos positivos para a resolução de problemas e reflexão sobre o
conteúdo teórico. Conclusão: Conclui-se que os jogos podem ser utilizados no ensino quando adaptados ao conteúdo desejado,
pois permitem o aprofundamento teórico de maneira lúdica e prazerosa aos estudantes.

Palavras-chave


Educação em enfermagem; Estudantes de enfermagem; Jogos e brinquedos; Material de ensino.

Texto completo:

PORT ENG


DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.2743

ISSN: 2236-6091

DOI:10.19175