Avaliação do diagnóstico de enfermagem “dor aguda” em pacientes internados em uma clínica médico-cirúrgica

Autores

  • Gabriela Tavares Boscarol Universidade Federal de Viçosa
  • Camila Santana Domingos Universidade Federal de Viçosa
  • Cristiane Chaves de Souza Universidade Federal de Viçosa
  • Meire Chucre Tannure Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Tânia Couto Machado Chianca Universidade Federal de Minas Gerais
  • Patrícia Oliveira Salgado Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3312

Palavras-chave:

Enfermagem, Processo de Enfermagem, Software, Diagnóstico de Enfermagem, Dor aguda.

Resumo

Objetivo: avaliar o diagnóstico de enfermagem “Dor aguda” em pacientes internados, em uma unidade de clínica médico-cirúrgica, a partir do uso de um software. Método: estudo quantitativo do tipo transversal, observacional e descritivo com pacientes internados em uma unidade de clínica médico-cirúrgica masculina e feminina de um hospital de ensino. A amostra foi composta por 100 pacientes. Os dados foram coletados por meio de entrevista previamente estruturada em um software. Na análise descritiva dos dados, calculou-se a taxa de prevalência e correlação de Pearson. Considerou-se nível de significância de 5%. Resultados: prevalência de 34% do diagnóstico de enfermagem “Dor aguda”. A maioria dos pacientes tinha menos que 60 anos e era do sexo masculino. Nas últimas avaliações, 21 (61,8%) pacientes mantiveram queixa de dor, sobretudo, relacionada a procedimentos cirúrgicos e traumas. Verificou-se que a proporção de homens foi maior que a de mulheres na queixa de dor leve e moderada. Quanto maior o tempo de internação maior foi o número de pacientes com a queixa de dor resolvida (r= 0,384; p= 0,025). Conclusão: os dados deste estudo corroboram com os achados de outros autores no que tange à importância da avaliação da dor e intervenções adequadas em seu manejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Tavares Boscarol, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Medicina e Enfermagem.

Camila Santana Domingos, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Enfermagem. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa.

Cristiane Chaves de Souza, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Enfermagem. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa.

Meire Chucre Tannure, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduada em Enfermagem. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Tânia Couto Machado Chianca, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Enfermagem. Pós Doutora em Enfermagem pela Universidade de Iowa. Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Patrícia Oliveira Salgado, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Enfermagem. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Boscarol, G. T., Domingos, C. S., Souza, C. C. de, Tannure, M. C., Chianca, T. C. M., & Salgado, P. O. (2019). Avaliação do diagnóstico de enfermagem “dor aguda” em pacientes internados em uma clínica médico-cirúrgica. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3312

Edição

Seção

Artigos Originais