Utilização de indicadores de qualidade: dificuldades e estratégias na voz de enfermeiros-líderes

Autores

  • Ana Cristina Pretto Báo Enfermeira pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Simone Coelho Amestoy Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Docente da Faculdade de Enfermagem UFPel em exercício provisório na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
  • Letícia de Lima Trindade Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Docente do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
  • Gisela Maria Schebella Souto de Moura Enfermeira, Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Andrieli Daiane Zdanski de Souza Enfermeira pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3484

Palavras-chave:

Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde, Qualidade da Assistência à Saúde, Gestão em Saúde, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Conhecer as dificuldades e estratégias dos enfermeiros-líderes na utilização dos indicadores de qualidade em ambiente hospitalar. Método: Pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, realizada em hospital filantrópico do Sul do Brasil, na qual participaram 12 enfermeiros. Adotaram-se entrevistas semiestruturadas e grupo focal para a coleta de dados, os quais foram analisados conforme análise de conteúdo. Resultados: Os enfermeiros evidenciaram como dificuldades a subnotificação de eventos adversos, os limites na interpretação e aplicabilidade dos dados, falta de tempo e falta de compartilhamento das informações na utilização dos indicadores de qualidade. Já como estratégias compartilharam a construção e discussão coletiva, o envolvimento da equipe de enfermagem e saúde, o feedback entre os profissionais e a educação permanente. Conclusão: É necessária a sensibilização dos gestores das instituições de saúde, para a instrumentalização dos enfermeiros, de maneira a desenvolver competências necessárias para a melhor utilização dos indicadores de qualidade, bem como investimentos para superar as dificuldades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Pretto Báo, Enfermeira pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Enfermeira do setor de radiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Simone Coelho Amestoy, Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Docente da Faculdade de Enfermagem UFPel em exercício provisório na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Docente da Faculdade de Enfermagem UFPel em exercício provisório na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Letícia de Lima Trindade, Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Docente do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Gisela Maria Schebella Souto de Moura, Enfermeira, Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Diretora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Andrieli Daiane Zdanski de Souza, Enfermeira pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Enfermeira de Unidade de Internação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2021-07-23

Como Citar

Pretto Báo, A. C., Amestoy, S. C., Trindade, L. de L., Moura, G. M. S. S. de, & Souza, A. D. Z. de. (2021). Utilização de indicadores de qualidade: dificuldades e estratégias na voz de enfermeiros-líderes. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3484

Edição

Seção

Artigos Originais