O cotidiano de trabalho da estratégia saúde da família: entre o real e o ideal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3488

Palavras-chave:

Estratégia Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde.

Resumo

Objetivo: Analisar o cotidiano do trabalho de equipes da Estratégia Saúde da Família. Método: Estudo de caso de abordagem qualitativa, realizado em 10 equipes da Estratégia Saúde da Família em um município de Minas Gerais com 39 profissionais. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada. Utilizou-se a análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: O trabalho em saúde, no cenário estudado, está fragmentado, reproduz o modelo médico-centrado e restringe o escopo de ações da Estratégia Saúde da Família. Destaca-se o vínculo, as ações orientadas à comunidade e formação profissional voltada para as novas necessidades do trabalho em saúde como elementos que podem qualificar o atendimento na Atenção Primária à Saúde. Conclusão: Apesar da implantação da Estratégia Saúde da Família, no município estudado, há quase duas décadas, sua função de reestruturadora do modelo de atenção ainda apresenta fragilidades. Os agentes do trabalho reconhecem a necessidade de mudança, mas mantêm articulação das ações cotidianas sem transformações de ordens simbólicas. Há evidências de práticas exitosas que, se incorporadas às práticas de atenção à saúde, contribuirão para a qualificação da assistência e mudança do modelo de atenção à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Ferreira da Silva, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Mestre em Enfermagem - UFMG

Deborah Franscielle da Fonseca, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Doutoranda em Ciências da Saúde - UFSJ

Joseane da Silva, Prefeitura Municipal de Divinópolis, MG.

Mestre em Ciências da Saúde - UFSJ

Selma Maria da Fonseca Viegas, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Pós-Doutora em Enfermagem, docente Adjunta IV (Enfermagem) na Universidade Federal de São João del Rei, Campus Centro Oeste: Divinópolis, MG, BR.

Fernanda Moura Lanza, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Doutora em Enfermagem, docente Adjunta III (Enfermagem) na Universidade Federal de São João del Rei, Campus Centro Oeste: Divinópolis, MG, BR.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Como Citar

Silva, J. F. da, Fonseca, D. F. da, da Silva, J., Viegas, S. M. da F., & Lanza, F. M. (2019). O cotidiano de trabalho da estratégia saúde da família: entre o real e o ideal. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3488

Edição

Seção

Artigos Originais