O ensino por competências na educação do profissional técnico de nível médio em enfermagem: uma revisão integrativa

Roberta Aparecida Dias, Isabel Cristina Adão Schiavon, Ernani Coimbra de Oliveira, Isabella Cristina Moraes Campos

Resumo


Trata-se de uma Revisão Integrativa que buscou identificar na literatura se o ensino por competências é utilizado como método pedagógico no ensino profissionalizante de enfermagem no Brasil, bem como em caso afirmativo, suas implicações na formação de profissionais críticos e reflexivos. Foram utilizados artigos indexados nas bases de dados: LILACS, BDENF, IBECS E MEDLINE e no portal eletrônico SCIELO, publicados entre 2004 a 2012, nos idiomas: inglês, português e espanhol. Compuseram a amostra três artigos que responderam às questões norteadores deste estudo. Concluiu-se que o ensino por competências ainda é pouco utilizado no curso técnico de nível médio profissionalizante em enfermagem no Brasil e que as competências desenvolvidas referidas nas amostras foram das seguintes famílias: Organizar e dirigir situações de aprendizagem; Administrar a progressão das aprendizagens e Administrar sua própria formação contínua.


Palavras-chave


Educação em enfermagem; Educação profissionalizante; Educação baseada em competências.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19175/recom.v0i0.357

ISSN: 2236-6091

DOI:10.19175