Blog no ensino da ressuscitação cardiopulmonar: uma ferramenta para a formação do enfermeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3643

Palavras-chave:

Reanimação Cardiopulmonar, Educação em Enfermagem, Estratégias, Aprendizagem, Blog.

Resumo

Objetivo: Desenvolver e validar um blog para o ensino e a aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar do adulto voltado à formação do enfermeiro. Método: Pesquisa aplicada, de produção tecnológica, que abordou o desenvolvimento de um blog sobre a ressuscitação cardiopulmonar do adulto no ambiente intra e extra-hospitalar para enfermagem. Na elaboração, cumpriram-se as fases de análise; design; desenvolvimento, implementação e avaliação do blog. A validação desse ambiente virtual de aprendizagem envolveu 11 profissionais enfermeiros da área de urgência e emergência e três especialistas de informática, totalizando 14 participantes. Resultados: Elaborou-se uma ferramenta virtual pedagógica de ensino e aprendizagem, denominada “Blog da Ressuscitação Cardiopulmonar”. A avaliação dos três especialistas em informática abordou os domínios; tempo de resposta, qualidade de, interface e ferramentas e recursos, abrangendo 33 critérios, considerados excelentes pela maioria. Os experts em enfermagem avaliaram 32 critérios entre aspectos educacionais, a interface do ambiente virtual e os recursos didáticos, apontados, predominantemente, como excelentes. Conclusão: Neste estudo, elaborou-se e validou-se um blog para o ensino da ressuscitação cardiopulmonar de adultos, representando um arcabouço de evidências científicas atualizadas, fidedignas, interativas e tecnológicas para a enfermagem, que poderá ser replicado em outros ambientes de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Ferreira Gomide Batista, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP)

Enfermeira. Mestre em enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Juliana da Silva Garcia Nascimento, Universidade de Uberaba

Enfermeira Mestre; Docente no Curso de Enfermagem da Universidade de Uberaba- UNIUBE- MG. Doutoranda do programa de doutorado fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Jordana Luiza Gouvêa de Oliveira, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Enfermeira. Especialista em neonatologia e mestranda do programa de mestrado Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Mateus Goulart Alves, Universidade de Franca (UNIFRAN), Programa de Doutorado em Promoção a Saúde. Franca, São Paulo, Brasil.

Enfermeiro. Docente em enfermagem na Universidade Estadual de Passos. Doutorando na Universidade de Franca.

Marcelo Donizeti Silva, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Educador físico, bombeiro, doutorando do programa de doutorado fundamental da escola de enfermagem de Ribeirão Preto.

Maria Celia Barcellos Dalri, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Professora, Doutora, Docente no curso de graduação em enfermagem e no programa de pós-graduação em enfermagem fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Downloads

Publicado

2020-10-14

Como Citar

Batista, D. F. G., Nascimento, J. da S. G., Oliveira, J. L. G. de, Alves, M. G., Silva, M. D., & Dalri, M. C. B. (2020). Blog no ensino da ressuscitação cardiopulmonar: uma ferramenta para a formação do enfermeiro. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3643

Edição

Seção

Artigos Originais