Teorias científicas de saúde no cuidado ao paciente oncológico: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3654

Palavras-chave:

Teoria de enfermagem, Neoplasias, Cuidados de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Analisar o uso das teorias de saúde no cuidado a pacientes oncológicos, destacando os principais eixos na assistência de enfermagem oncológica. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada, por meio das bases de dados LILACS, PUBMED e MEDLINE, totalizando 16 publicações. Resultados: Após a análise, foi possível destacar 4 eixos principais na assistência de enfermagem oncológica: câncer, enfermagem e cuidado fundamentado em teorias; o autocuidado e o paciente oncológico; processo de ação, reação e interação na enfermagem; outras formas de cuidar. Conclusão: É necessário o avanço da ciência no campo da enfermagem oncológica e suas interações com as teorias científicas. O aprofundamento do conhecimento mostrará o caminho para um cuidado qualificado e orientado à oncologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalita dos Santos Costa, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (2018). Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva (em andamento). Enfermeira Assistencial no Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Vida Humana e Enfermeira da Terapia Intensiva do Hospital do Servidor Estadual (HSLZ). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagdm na Promoção da Saúde e em Enfermagem Clínica-Cirúrgica. Atuou como integrante do Grupo de Extensão e Pesquisa em Saúde do Adulto da UFMA (GEPSA) e como Diretora de Ensino da Liga Acadêmica de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (LAHEMA). Experiência em cuidados de Enfermagem com ênfase em Terapia Intensiva.

Isaura Letícia Tavares Palmeira Rolim, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2002), graduação em Teologia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2017), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2005) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2008). Atualmente é Vice -Coordenadora do Mestrado Profissionalizante em Saúde da Família, na nucleadora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem na Promoção da Saúde e em Enfermagem Clínica-Cirúrgica (UFMA). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidado de enfermagem, taxonomias da enfermagem, diagnóstico de enfermagem, promoção e educação em saúde.

Luciana Léda Carvalho Lisboa, Hospital do Câncer Aldenora Bello

Possui graduação em bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (2011). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão na linha de cuidados Enfermagem em Saúde Coletiva (2019). Especialista em Clínicas Médica e Cirúrgica pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde com área de atuação Saúde do Adulto e Idoso do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (2015). Especialista em Apoio em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.SP (2013). Atualmente atua como Enfermeira Supervisora das Clínicas Cirúrgicas do Hospital do Câncer Aldenora Bello. Possui experiência como docente (ensino superior - graduação e pós graduação).

Lívia Maia Pascoal, Universidade Federal do Maranhão

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2007), Especialização em Emergência em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (2009), Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora Adjunto III na Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz, e professora permanente do Mestrado Acadêmico em Enfermagem, Campus São Luís, e Mestrado em Saúde e Tecnologia, Campus Imperatriz. É orientadora de Mestrado, Iniciação Científica (IC) e Projetos de Extensão. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Taxonomias de Enfermagem, Promoção da saúde, Enfermagem Médico- Cirúrgica e Pediátrica.

Adriana Gomes Nogueira Ferreira

Doutora e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na área de concentração de Promoção da Saúde. Professora Adjunta IV da graduação em Enfermagem (Imperatriz-MA), Mestrado Acadêmico em Enfermagem e Mestrado em Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em Enfermagem Obstétrica, Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde e Educação Profissional na Área de Saúde. Atua nas seguintes áreas: Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Tecnologias da Informação e Comunicação e Saúde da Mulher nos diferentes ciclos. Lider do Grupo de Pesquisa: Grupo de Tecnologias Educacionais para Promoção da Saúde (GTEPS). Linhas de pesquisa: O Cuidado em Saúde e Enfermagem e Saúde e Sociedade. Orientadora de Mestrado, Iniciação Científica (IC) e Projetos de Extensão.

Janielle Ferreira de Brito Lima, Universidade Federal do Maranhão/ Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão.

Enfermeira na Unidade de Rim e Preceptora na Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão. Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (2009), Especialização em Docência para a Educação Profissional pelo Senac-RJ (2013), em Enfermagem em Nefrologia pela Faculdade Gianna Beretta (2016), em Preceptoria em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (2019). Está cursando Doutorado em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Maranhão

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

dos Santos Costa, T., Tavares Palmeira Rolim, I. L., Carvalho Lisboa, L. L., Maia Pascoal, L., Gomes Nogueira Ferreira, A., & Ferreira de Brito Lima, J. (2020). Teorias científicas de saúde no cuidado ao paciente oncológico: revisão integrativa. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3654

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura