Evidências de cuidado do enfermeiro aos homens com câncer de próstata: revisão integrativa

Bianca de Moura Peloso-Carvalho, Camila Mendonça Moraes, Murilo César Nascimento, Namie Okino Sawada, Eliza Maria Rezende Dazio, Silvana Maria Coelho Leite Fava

Resumo


Objetivo: Avaliar evidências das necessidades de suporte de cuidados aos homens com câncer de próstata em seguimento e tratamento atendidos por enfermeiros. Método: Revisão integrativa da literatura nas bases de dados: PubMed e CINAHL, em inglês, português e espanhol, publicados entre 2009 a 2019, com o cruzamento dos descritores “Prostatic Neoplasms”, “Masculinity”, “Health Services Needs and Demand”, “Needs assessment”, “Nursing Care”, “Comprehensive Health Care”, “Oncology Nursing”. Encontrados 2425 artigos e atenderam aos critérios de inclusão seis artigos. Para a extração e análise dos dados, utilizaram-se instrumentos validados. Resultados: As intervenções educativas, o planejamento individual coparticipativo e o acompanhamento longitudinal foram as principais ações desenvolvidas pelos enfermeiros, valorizados pelos cuidados oferecidos. Conclusão: A síntese do conhecimento direciona para a importância do enfermeiro no cuidado ao homem com câncer de próstata e para a elaboração de planos de cuidados inovadores e compartilhados, fundamentados nas necessidades e nas melhores evidências.

Palavras-chave


Neoplasias da Próstata. Cuidados de Enfermagem; Enfermagem Oncológica; Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde; Determinação de Necessidades de Cuidados de Saúde.

Texto completo:

PORT ENG


DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3894

ISSN: 2236-6091

DOI:10.19175