Vivências das famílias no cuidado aos recém-nascidos prematuros no domicílio: revisão sistemática qualitativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3906

Palavras-chave:

Recém-nascido Prematuro, Família, Assistência Domiciliar, Alta do Paciente, Cuidado do Lactente.

Resumo

Objetivo: Analisar como as famílias vivenciam o cuidado domiciliar às crianças prematuras egressas da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Método: Revisão sistemática qualitativa, realizada em 7 bases eletrônicas de dados e construída conforme as diretrizes propostas pelo Joanna Briggs Institute e o guia internacional PRISMA. Incluiram-se 27 estudos, considerando-se: tipo de estudo; ano de publicação; idioma; população e contexto do estudo e artigos disponíveis em full text. Os estudos incluídos foram avaliados quanto à qualidade metodológica e, posteriormente, lidos na íntegra. Os dados qualitativos extraídos foram agrupados em códigos e, seguidamente, analisados. Resultados: O cuidado às crianças prematuras egressas da UTIN exige mudanças na organização familiar e os profissionais de saúde são identificados como a principal fonte de informação e segurança. Nota-se o envolvimento de todos os membros da família nos cuidados iniciais, e a criança torna-se o foco da família, que compartilha sentimento de alegria e felicidade, medo e insegurança no que tange aos cuidados com as crianças. Conclusão: A proximidade com o filho após a alta é relatado pelos pais como positivo, entretanto, o cuidado pode ser permeado por dificuldades e incertezas, reforçando a importância do apoio dos familiares e dos profissionais de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melissa Joice de Abreu Felizardo, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG).

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Nayara Luiza Henriques, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG).

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Juliana Barony da Silva, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG).

Enfermeira pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Maísa Mara Lopes Macêdo, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG).

Enfermeira pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Zaida Borges Charepe, Professora Associada - Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa, Portugal.

Enfermeira pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal. Doutora em Enfermagem, pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Professor Associado da Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Ciências da Saúde, Portugal.

Elysângela Dittz Duarte, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG).

Enfermeira pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Saúde da Criança e do adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Chefe do Departamento Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor Associado 2 da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Felizardo, M. J. de A., Henriques, N. L., Silva, J. B. da, Macêdo, M. M. L., Charepe, Z. B., & Duarte, E. D. (2020). Vivências das famílias no cuidado aos recém-nascidos prematuros no domicílio: revisão sistemática qualitativa. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3906

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura