Competência clínica em enfermagem para a ressuscitação cardiopulmonar de alta qualidade: revisão integrativa da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3949

Palavras-chave:

Enfermagem, Competência Clínica, Reanimação Cardiopulmonar, Aprendizagem, Ensino.

Resumo

Objetivo: Identificar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre as habilidades necessárias ao desenvolvimento de competência clínica em Suporte Básico de Vida para enfermagem. Método: Revisão integrativa, nas fontes National Library of Medicine (NLM), National Institutes of Health (NIH), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Web of Science e SCOPUS. Utilizou-se o Rayyan para a seleção e a Análise Temática. Resultados: Identificaram-se 753 estudos e cinco compuseram a amostra. Elaboraram-se duas categorias; habilidades cognitivas e psicomotoras para o Suporte Básico de Vida e as habilidades afetivas. Conclusão: As habilidades cognitivas e psicomotoras abordam, desde a capacidade de definir a parada cardiorrespiratória e compreender o Suporte Básico de Vida, até as ações necessárias ao atendimento. A literatura explora essa categoria, em detrimento às habilidades afetivas, uma lacuna científica, já que são essenciais para a qualidade da ressuscitação cardiopulmonar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana da Silva Garcia Nascimento, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-EERP.

Enfermeira Mestre; Docente no Curso de Enfermagem da Universidade de Uberaba- UNIUBE. Doutoranda do Programa de Doutorado Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Kleiton Gonçalves do Nascimento, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeiro. Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Atenção a Saúde. Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Daniela da Silva Garcia Regino, Universidade Brasil

Enfermeira. Docente no Curso de Graduação em Medicina da Universidade Brasil, Departamento de Saúde Coletiva- Fernandópolis-SP.

Mateus Goulart Alves, Universidade de Franca

Enfermeiro. Aluno Doutorando do Programa de pós-graduação em saúde da Universidade de Franca-SP.

Jordana Luiza Gouvêa de Oliveira, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-EERP

Enfermeira. Aluna de Mestrado no Programa de Pós Graduação em enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Maria Celia Barcellos Dalri, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-EERP

Enfermeira. Docente no curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Downloads

Publicado

2021-09-03

Como Citar

Nascimento, J. da S. G., Nascimento, K. G. do, Regino, D. da S. G., Alves, M. G., Oliveira, J. L. G. de, & Dalri, M. C. B. (2021). Competência clínica em enfermagem para a ressuscitação cardiopulmonar de alta qualidade: revisão integrativa da literatura. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3949

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura