Violência no trabalho contra os trabalhadores de enfermagem e seus imbricamentos com a saúde mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4055

Palavras-chave:

Violência no trabalho, Saúde do Trabalhador, Saúde Mental, Trabalhadores de Saúde, Profissionais de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Conhecer a percepção da violência experienciada por trabalhadores de enfermagem no ambiente de trabalho e seus imbricamentos com a saúde mental. Método: Foi conduzido um estudo de cunho qualitativo, tendo como suporte técnico conceitual os preceitos da teoria do Interacionismo Simbólico, em um hospital público de grande porte. A coleta de dados foi realizada, por meio de entrevista semiestruturada, a partir do referencial de Minayo, no qual utilizou-se a Análise de Conteúdo. Resultados: Observa-se, com base nas falas dos profissionais, que a violência é um fenômeno presente no trabalho, o que gera revolta e sofrimento. Como consequência, emergem sentimentos de culpa, preocupação, tensão, estresse, desespero, raiva, sendo diversas as repercussões no trabalho. Conclusões: A violência, no ambiente de trabalho dos profissionais de enfermagem, produz sofrimento e riscos à saúde mental do trabalhador, assim, surge a preocupação em relação à saúde mental dos trabalhadores da enfermagem e a necessidade de ações articuladas e focadas na saúde do trabalhador e na prevenção da violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renê Ferreira da Silva Junior, Instituto Federal de Santa Catarina.

Graduação em Enfermagem (Faculdades Unidas do Norte de Minas Gerais), bolsista de iniciação científica, especialista em Gestão e Auditoria dos serviços de Saúde (Faculdades Integradas Pitágoras), Urgência e Emergência e Terapia Intensiva (Faculdades Integradas Pitágoras), Residência em Saúde da Família (Universidade Estadual de Montes Claros), especialista em Educação Profissional e Tecnológica (Faculdade Venda Nova do Imigrante). Mestre em Ensino em Saúde (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), Mestre em Ciências da Saúde (Universidade Estadual de Montes Claros). Delegado de Saúde na Conferência Municipal de Saúde do Município de Montes Claros. Membro dos grupos de pesquisa Fadiga por Compaixão - Universidade Estadual de Montes Claros e Educação Popular em Saúde - UFVJM. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área Enfermagem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, câmpus Joinville. Pesquisador nas áreas de ensino em saúde, atenção primária a saúde, avaliação dos serviços de saúde, pesquisa qualitativa e oncologia

Ricardo Otávio Maia Gusmão, Unimontes.

Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFMG. Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ (2016).Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes-MG (2004). Pós graduação em Saúde Mental, Atenção Psicossocial, álcool e outras drogas pela Faculdade de Saúde Ibituruna-FASI (2010). Residência Multiprofissional em Saúde da Família pelo HUCF-Unimontes.Faz formação em psicanálise pelo Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais. Professor efetivo de educação superior na Universidade Estadual de Montes Claros- Unimontes, Departamento de Enfermagem, disciplina Saúde Mental. Coordenador,Tutor e preceptor da Residência de Saúde Mental e da Universidade Estadual de Montes Claros.Professor de Saúde Mental nas Faculdades Unidas do Norte-Funorte e Faculdade de Saúde Ibituruna- FASI, atuando nos cursos de Enfermagem, Psicologia e Medicina.Membro do Núcleo de estudos e pesquisas sobre sistematizar, cuidar e evidenciar em Enfermagem - NEPESCE - Unimontes. Possui cargo efetivo de enfermeiro em Saúde Mental na Rede de Atenção Psicossocial do município de Montes Claros-MG atuando na Atenção Primária à Saúde como Apoiador Matricial em Saúde Mental. Atua na Coordenação de Saúde Mental na gestão das ações de Apoio Matricial do município de Montes Claros-MG .Têm experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Saúde, Assistência à Saúde Mental,Cuidado Primário de Saúde Mental, Cuidado de Enfermagem e Psicanálise.

Diego Dias de Araújo, UNIMONTES

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (2010), Especialização em Saúde do Idoso pela Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais - HC/UFMG (2011 / 2013), Mestrado (2013/2014) e Doutorado (2015/ 2017) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais - EE/UFMG. Atualmente é professor efetivo do curso de graduação em Enfermagem e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Primários em Saúde (PPGCPS) da UNIMONTES. Líder do Núcleo de estudos e pesquisas sobre sistematizar, cuidar e evidenciar em Enfermagem - NEPESCE - UNIMONTES. Pesquisador da Rede de Pesquisa em Processo de Enfermagem (RePPE). Focos de atuação: Saúde do Adulto e Idoso, Prática Baseada em Evidência Científica, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Processo de Enfermagem e Taxonomias/Classificações de Enfermagem (NANDA I, NIC, NOC e CIPE).

Débora Soares Cardoso, FASI.

Acadêmica do curso de graduação em enfermagem da FASI.

Luana Mendes Castro, FASI

ALUNA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM FASI.

Carla Silvana de Oliveira e Silva, UNIMONTES.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), especialização em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem da UFMG (1999), Mestrado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2010) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2013).Pós-doutorado pela Universidade Federal de Saõ Paulo. Atualmente é Professora do ensino Superior da Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES. professora permanente do programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde, Tem experiência na área de Enfermagem, professora do ensino superior FASA. atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do adulto, saúde do idoso, semiologia e semiotécnica da enfermagem e gestão de serviços de saúde.

Downloads

Publicado

2021-07-23

Como Citar

da Silva Junior, R. F., Gusmão, R. O. M., Araújo, D. D. de, Cardoso, D. S., Castro, L. M., & e Silva, C. S. de O. (2021). Violência no trabalho contra os trabalhadores de enfermagem e seus imbricamentos com a saúde mental. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4055

Edição

Seção

Artigos Originais