Conhecimento e reflexões sobre estomias de eliminação: uma abordagem em grupo com enfermeiras

Priscilla Nicácio da Silva, Izabella Chrystina Rocha, Diovana Marielle Alves Bueno, Mariane de Moraes Rezende da Silva, Satie Katagiri, Ivone Kamada

Resumo


Objetivo: Relatar os saberes e vivências de enfermeiras sobre estomias de eliminação durante a participação em uma educação permanente em saúde. Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, de caráter analítico e interpretativo, desenvolvido com enfermeiras. Foi construído um grupo focal para a realização da atividade de educação permanente. Resultados: A partir da análise, surgiram três categorias temáticas: experiências com estomias de eliminação, desafios que envolvem o cuidado da pessoa com estomia de eliminação e percepções sobre o grupo focal. Conclusão: A educação permanente favoreceu o aprofundamento do conhecimento e o amadurecimento profissional das participantes, promoveu discussões e debates que podem melhorar a prática clínica e reflexões quanto ao papel do enfermeiro sobre a assistência à pessoa com estomia de eliminação.

Palavras-chave


Enfermagem; Educação Continuada; Estomia; Cuidados de enfermagem.

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DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4135

ISSN: 2236-6091

DOI:10.19175