Conhecimento e reflexões sobre estomias de eliminação: uma abordagem em grupo com enfermeiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4135

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação Continuada, Estomia, Cuidados de enfermagem.

Resumo

Objetivo: Relatar os saberes e vivências de enfermeiras sobre estomias de eliminação durante a participação em uma educação permanente em saúde. Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, de caráter analítico e interpretativo, desenvolvido com enfermeiras. Foi construído um grupo focal para a realização da atividade de educação permanente. Resultados: A partir da análise, surgiram três categorias temáticas: experiências com estomias de eliminação, desafios que envolvem o cuidado da pessoa com estomia de eliminação e percepções sobre o grupo focal. Conclusão: A educação permanente favoreceu o aprofundamento do conhecimento e o amadurecimento profissional das participantes, promoveu discussões e debates que podem melhorar a prática clínica e reflexões quanto ao papel do enfermeiro sobre a assistência à pessoa com estomia de eliminação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Nicácio da Silva, Universidade de Brasília

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília.

Izabella Chrystina Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Adjunta do departamento de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso Campus do Araguaia.

Diovana Marielle Alves Bueno, Universidade federal de Mato Grosso.

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso Campus do Araguaia.

Mariane de Moraes Rezende da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso Campus do Araguaia

Satie Katagiri, Universidade Federal de Mato Grosso.

Veterinária. Doutora em Ciências. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso Campus do Araguaia.

Ivone Kamada, Universidade de Brasília.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2021-07-23

Como Citar

Nicácio da Silva, P., Chrystina Rocha, I., Alves Bueno, D. M., de Moraes Rezende da Silva, M., Katagiri, S., & Kamada, I. (2021). Conhecimento e reflexões sobre estomias de eliminação: uma abordagem em grupo com enfermeiras. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4135

Edição

Seção

Artigos Originais