Trajetória de mulheres assistidas em centro de parto normal e sua relação com escolhas terapêuticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4139

Palavras-chave:

Parto Humanizado, Parto Normal, Centros de Assistência à Gravidez e ao Parto, Assistência ao Parto, Enfermagem Obstétrica.

Resumo

Objetivo: Conhecer trajetórias de mulheres assistidas em Centro de Parto Normal e a relação com suas escolhas de cuidado no parto e nascimento. Método: Pesquisa qualitativa com 28 mulheres em um Centro de Parto Normal utilizando-se entrevistas em profundidade. Resultados: Emergiram duas grandes categorias. Na primeira, os depoimentos demonstraram o trajeto percorrido para o parto e nascimento e escolhas no cuidado influenciados pelas vivências individuais, impressões da família e pessoas do convívio social. Na segunda, as mulheres reconheceram o Centro de Parto Normal, como um local de práticas diferenciadas no cuidado, sendo um local de aconchego que se assemelha ao lar. Conclusão: Os Centros de Parto Normal e a qualificação dos profissionais da enfermagem obstétrica são estratégias para a mudança do modelo de atenção obstétrica e, também, para que as mulheres possam (res)significar o cuidado que lhes é prestado, possibilitando que recontem suas histórias no processo de parto e nascimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Lucas Viana Gonçalves, Hospital Sofia Feldman

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Enfermeira Obstétrica do Hospital Sofia Feldman. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Saúde da Mulher e Gênero (NUPESMeG) da Escola de Enfermagem da UFMG, Minas Gerais, Brasil.

Síntia Nascimento dos Reis Campos, Hospital Sofia Feldman

Enfermeira. Mestre em Ensino em Saúde pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Enfermeira Obstétrica do Hospital Sofia Feldman. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Saúde da Mulher e Gênero (NUPESMeG) da Escola de Enfermagem da UFMG, Minas Gerais, Brasil.

Luís Paulo Souza e Souza, Universidade Federal do Amazonas

Enfermeiro. Doutor em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Adjunto do Curso de Graduação em Medicina do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Kleyde Ventura de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Líder do NUPESMeG – UFMG, Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-07-23

Como Citar

Gonçalves, D. L. V., Campos, S. N. dos R., Souza e Souza, L. P., & Souza, K. V. de. (2021). Trajetória de mulheres assistidas em centro de parto normal e sua relação com escolhas terapêuticas. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4139

Edição

Seção

Artigos Originais