Autocuidado de idosos com diabetes mellitus na perspectiva do modelo de atenção às condições crônicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4159

Palavras-chave:

Diabetes mellitus, Autocuidado, Idoso, Atenção Primária à Saúde, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: Conhecer as práticas de autocuidado de idosos com diabetes mellitus tipo 2. Método: Estudo qualitativo, que utilizou como base conceitual o Modelo de Atenção às Condições Crônicas, que contou com a participação de 12 idosos com diabetes. Utilizou-se, para a coleta de dados, entrevista individual e grupo focal. Foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Os idosos conhecem os desfechos da doença não controlada; a alimentação adequada é uma preocupação; muitos conheciam os cuidados com os pés; o enfermeiro foi responsável pela educação em saúde. Conclusão: Ainda existem lacunas no conhecimento dos idosos com diabetes que repercutem no autocuidado na perspectiva do Modelo de Atenção às Condições Crônicas. Entretanto o enfermeiro é um profissional de referência para o apoio às práticas educacionais à essa população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielle Renata Danielli Martins Marques, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá/PR.

Samile Bonfim de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá/PR.

Lígia Carreira, Universidade Estadual de Maringá

Pós-Doutora em Enfermagem pela Universitat de Barcelona/Espanha. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá/PR.

Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá/PR. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá/PR.

Sônia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá/PR.

Maria Aparecida Salci, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá/PR.

Downloads

Publicado

2021-09-03

Como Citar

Danielli Martins Marques, F. R., de Oliveira, S. B., Carreira, L., Radovanovic, C. A. T., Marcon, S. S., & Salci, M. A. (2021). Autocuidado de idosos com diabetes mellitus na perspectiva do modelo de atenção às condições crônicas. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4159

Edição

Seção

Artigos Originais