Desejos ante a inexorável finitude: antes de morrer eu quero...

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4170

Palavras-chave:

Necessidades, Enfermagem, Cuidados paliativos, Morte, Pessoal de Saúde.

Resumo

Objetivo: Compreender o que anseiam estudantes e profissionais de saúde ante a inexorável finitude. Método: Estudo fenomenológico, fundamentado na fenomenologia existencial, realizado com 50 estudantes e profissionais da saúde. Resultados: Os anseios relacionavam-se à: “realização pessoal” (me formar, ter um bom trabalho); “constituição de família” (me casar, ter filhos), “ascensão social” (melhorar minha condição financeira); “realização de viagens nacionais e internacionais” (conhecer todo o Brasil, ir para a Europa); “aquisição de animais de estimação” (ter um cachorro, adquirir gatos), ao “consumo de alimentos” (comer chocolate, devorar uma boa pizza). Conclusão: O ser-aí-indivíduo-ante-a-inexorável-finitude revela-se com maior concentração de anseios nas dimensões sociais e de autorrealização nas Necessidades Humanas, traduzidos na busca de felicidade, liberdade e paz. A abordagem do processo de finitude deve ser fortalecida na formação em saúde, por meio da promoção de espaços que favoreçam o diálogo e o autoconhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Vitor Andrade, Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo

Residente em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pós-graduando em Docência em Ciências da Saúde. Enfermeiro graduado pela Universidade Federal de Viçosa (2019). Atua na área da saúde, com ênfase em Educação em Saúde, Ensino em Saúde, Índices de Mortalidade Precoce, Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica, Cuidados Paliativos Oncológicos e Espiritualidade em Saúde. Membro do corpo editorial da Editora AMPLLA, organizador do livro intitulado: Geração de conhecimento nas ciências médicas: impactos científicos e sociais. Consultor Ad-hoc de 18 periódicos científicos nacionais e internacionais, já publicou dezenas de trabalhos no formato de artigos e resumos na forma de pôster ou apresentação oral em congressos nacionais e internacionais.

Ana Luiza Rodrigues Lins, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

Residente em Oncologia no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Viçosa (2019). Atua na área de Enfermagem, com ênfase em: Oncologia, Cuidados Paliativos, Equipe Multidisciplinar, Atenção Primária à Saúde e Segurança do Paciente.

Erica Toledo de Mendonça, Universidade Federal de Viçosa

Professora Adjunto III do curso de Enfermagem do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa-MG. Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Nutrição da Universidade Federal de Viçosa (Área temática: Ensino na saúde/ Políticas de Saúde) (2011-2014). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO (2007-2009). Especialização Modalidade Residência em Enfermagem em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer- RJ (2006-2008). Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001-2005). Coordenadora da Liga Acadêmica de Oncologia (Karkinos/UFV). Pesquisadora do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Saúde da UFV. Atuação nas seguintes áreas: Saúde do Adulto, Oncologia, Educação em Saúde, Políticas de Saúde, Ensino na Saúde, Metodologias ativas de ensino, aprendizagem e avaliação.

Downloads

Publicado

2021-07-23

Como Citar

Andrade, J. V., Lins, A. L. R., & Mendonça, E. T. de. (2021). Desejos ante a inexorável finitude: antes de morrer eu quero. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4170

Edição

Seção

Artigos Originais