A construção de conhecimentos sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros junto ao público leigo

Autores

  • Karine Chaves Pereira Universidade Federal de Viçosa
  • Janice Rosa Paulino Universidade Federal de Viçosa
  • Rafaela Magalhães Fernandes Saltarelli Universidade Federal de Viçosa
  • Alessandra Montezano de Paula Carvalho Universidade Federal de Viçosa
  • Rhavena Barbosa dos Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Thaizy Valânia Lopes Silveira Universidade Federal de Viçosa
  • Bárbara de Sá Menezes Teixeira Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.456

Palavras-chave:

Prevenção de acidentes, Primeiros socorros, Ensino.

Resumo

Relato de experiência da construção de conhecimentos sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros ao público leigo, por meio de um projeto de extensão destinado aos docentes e discentes do Núcleo de Educação de Adultos da Universidade Federal de Viçosa. Participaram do projeto 67 pessoas. O mesmo teve como ações, a aplicação de um pré e pós-teste com questões objetivas, sendo que, ao final do projeto os participantes responderam a um questionário de avaliação; cursos de capacitação sobre a temática, dividido em 10 módulos; e oficinas educativas.  Houve aumento significativo de acertos no pós-teste, comparativamente ao pré-teste.  As oficinas educativas proporcionaram o compartilhamento de dúvidas e saberes. A maioria dos participantes mostrou-se satisfeito com o projeto, mediante a avaliação do mesmo. O projeto possibilitou aos envolvidos o conhecimento e a atualização sobre a temática e os estimulou a serem multiplicadores dos saberes adquiridos. É de responsabilidade social da academia compartilhar com a sociedade os resultados de seus estudos e de suas experiências para que ambas fundamentem propostas de estruturação de programas sensíveis às vulnerabilidades sociais, de modo a potencializar a constituição de novos horizontes do processo educativo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Chaves Pereira, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Enfermagem pela Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC. Especialista em Urgência e Emergência pelo Centro Universitário Filadélfia - UNIFIL e em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal de Viçosa. Enfermeira do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa.

Janice Rosa Paulino, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos. Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Enfermeira do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa.

Rafaela Magalhães Fernandes Saltarelli, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Enfermagem pela UFMG. Especialista em Saúde Coletiva e em Atanção Básica em Saúde da Família pela UFMG. Enfermeira do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa.
                 
                 

Alessandra Montezano de Paula Carvalho, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Enfermagem pela Universiade Federal de Alfenas-Unifal,Especialista em Saúde da Família pela UFJF e MBA em Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde pela Faculdade Oswaldo Cruz - SP. Enfermeira do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa.

Rhavena Barbosa dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Acadêmica do 10º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa

Thaizy Valânia Lopes Silveira, Universidade Federal de Viçosa

Acadêmica do 10º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa

Bárbara de Sá Menezes Teixeira, Universidade Federal de Viçosa

Acadêmica do 10º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa

Downloads

Publicado

2015-07-15

Como Citar

Pereira, K. C., Paulino, J. R., Saltarelli, R. M. F., Carvalho, A. M. de P., dos Santos, R. B., Silveira, T. V. L., & Teixeira, B. de S. M. (2015). A construção de conhecimentos sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros junto ao público leigo. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.456

Edição

Seção

Artigos Originais