O cinema como recurso pedagógico na disciplina de enfermagem psiquiátrica

Autores

  • Amanda Regina da Silva Nicolau Faculdade de Medicina da Fundação ABC
  • Simone de Oliveira Camillo Faculdade de Medicina da Fundação ABC
  • Fabiana Tavolaro Maiorino Universidade de São Paulo
  • Maria do Perpétuo Socorro sousa Nóbrega Faculdade de Medicina da Fundação ABC

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.553

Palavras-chave:

Processo ensino-aprendizagem, Enfermagem Psiquiátrica, Cinema, Educação

Resumo

Objetivou-se conhecer as percepções de graduandos de Enfermagem em relação à facilitação do entendimento dos conteúdos teóricos- práticos da disciplina de Enfermagem Psiquiátrica, após utilização de filmes como recurso pedagógico. Realizou-se pesquisa qualitativa com 10 alunos de uma Instituição de Ensino Superior da Região Metropolitana de São Paulo, no decorrer de 2009. Os dados foram coletados por meio da Técnica de Entrevista em Profundidade e trabalhados por meio da Análise de Conteúdo. As categorias resultantes foram: O cinema como facilitador para a compreensão do indivíduo com transtornos psiquiátricos; O cinema como fator de união entre a teoria e a prática em Enfermagem Psiquiátrica; O cinema como recurso para a diminuição da ansiedade dos alunos em relação à prática em Enfermagem Psiquiátrica; O cinema como artifício para a crítica das intervenções terapêuticas. Nota-se que os alunos consideram que a linguagem e a narrativa cinematográfica ajudam a promover um olhar crítico e reflexivo sobre a condição humana, melhorando a percepção do sujeito em relação a um cuidado sensível e desejado ao paciente psiquiátrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Regina da Silva Nicolau, Faculdade de Medicina da Fundação ABC

Enfermeira Egressa. Especialista em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Fundação ABC.

Simone de Oliveira Camillo, Faculdade de Medicina da Fundação ABC

Enfermeira. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Infecções e Saúde Pública da Coordenação dos Institutos de Pesquisa-Secretaria de Estado de Saúde. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, Santo André - São Paulo. 

Fabiana Tavolaro Maiorino, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo.Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).Docente em Psicologia pela Universidade Paulista.

Maria do Perpétuo Socorro sousa Nóbrega, Faculdade de Medicina da Fundação ABC

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela UNIFESP. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, Santo André - São Paulo. 

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Nicolau, A. R. da S., Camillo, S. de O., Maiorino, F. T., & Nóbrega, M. do P. S. sousa. (2014). O cinema como recurso pedagógico na disciplina de enfermagem psiquiátrica. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.553

Edição

Seção

Artigos Originais