O cinema como recurso pedagógico na disciplina de enfermagem psiquiátrica

Amanda Regina da Silva Nicolau, Simone de Oliveira Camillo, Fabiana Tavolaro Maiorino, Maria do Perpétuo Socorro sousa Nóbrega

Resumo


Objetivou-se conhecer as percepções de graduandos de Enfermagem em relação à facilitação do entendimento dos conteúdos teóricos- práticos da disciplina de Enfermagem Psiquiátrica, após utilização de filmes como recurso pedagógico. Realizou-se pesquisa qualitativa com 10 alunos de uma Instituição de Ensino Superior da Região Metropolitana de São Paulo, no decorrer de 2009. Os dados foram coletados por meio da Técnica de Entrevista em Profundidade e trabalhados por meio da Análise de Conteúdo. As categorias resultantes foram: O cinema como facilitador para a compreensão do indivíduo com transtornos psiquiátricos; O cinema como fator de união entre a teoria e a prática em Enfermagem Psiquiátrica; O cinema como recurso para a diminuição da ansiedade dos alunos em relação à prática em Enfermagem Psiquiátrica; O cinema como artifício para a crítica das intervenções terapêuticas. Nota-se que os alunos consideram que a linguagem e a narrativa cinematográfica ajudam a promover um olhar crítico e reflexivo sobre a condição humana, melhorando a percepção do sujeito em relação a um cuidado sensível e desejado ao paciente psiquiátrico.


Palavras-chave


Processo ensino-aprendizagem; Enfermagem Psiquiátrica; Cinema; Educação

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DOI: http://dx.doi.org/10.19175/recom.v0i0.553

ISSN: 2236-6091

DOI:10.19175