As relações de poder e a práxis informacional em saúde

Autores

  • Ricardo Bezerra Cavalcante UFSJ
  • Marta Macedo Keer Pinhero UFMG
  • Eliete Albano de Azevedo Guimarães UFSJ
  • Mariana Ferreira Vaz Gontijo Bernardes UFSJ
  • Talita Ingrid Magalhães Silva UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.609

Palavras-chave:

Teoria da Informação, Poder, Sistemas de Informação, Informática Médica

Resumo

O presente estudo objetivou refletir sobre as possíveis relações de poder que se estabelecem na atual práxis informacional em saúde. Para tanto, utilizou-se o referencial de Paul-Michel Foucault, sobretudo suas reflexões acerca do poder e biopoder. Pôde-se compreender que a lógica racionalizadora dos registros e informações em saúde são determinadas por relações de poder. De forma geral as relações de poder são relações de forças não localizadas, emitem efeitos de poder em rede, são construtoras em alguns momentos, em outros, limitadoras. O Biopoder também é exercido neste mesmo contexto, do olhar vigilante do Estado, e também de outros níveis gestores. Poder e biopoder, com suas forças, utilizam da informação para a produção de um saber que normaliza, disciplina e governa. Neste contexto é preciso equilibrar estas relações de poder criando estratégias que promovam a democratização do acesso às informações em saúde com vistas ao empoderamento das populações. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Bezerra Cavalcante, UFSJ

Enfermeiro. Doutor em Ciência da Informação. Professor do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei. Divinópolis(MG), Brasil.

Marta Macedo Keer Pinhero, UFMG

Pós-Doutorado em Ciência da Comunicação. Professora da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerias. Belo Horizonte (MG), Brasil.

Eliete Albano de Azevedo Guimarães, UFSJ

Enfermeira. Doutorado em Ciências da Saúde. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei. Divinópolis (MG), Brasil.

Mariana Ferreira Vaz Gontijo Bernardes, UFSJ

Enfermeira. Universidade Federal de São João Del Rei. Divinópolis (MG), Brasil.

Talita Ingrid Magalhães Silva, UFSJ

Enfermeira. Grupo de Pesquisa de Gestão e Organização de Serviços de Saúde e Enfermagem.

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Cavalcante, R. B., Pinhero, M. M. K., Guimarães, E. A. de A., Bernardes, M. F. V. G., & Magalhães Silva, T. I. (2015). As relações de poder e a práxis informacional em saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.609

Edição

Seção

Reflexão Teórica