Expectativas de escolares de uma comunidade vulnerável: qualidade de vida e esperança sobre profissionais/governantes

Autores

  • Dirce Stein Backe Centro Universitário Franciscano
  • Adriana Dornelles Carpes Centro Universitário Franciscano
  • Luciana Maria Fontanari Krause
  • Bianca Zimmermann Santos Centro Universitário Franciscano
  • Chaiana Piovesan Centro Universitário Franciscano
  • Regina Gema Santini Costenaro Centro Universitário Franciscano
  • Silomar Ilha Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.635

Palavras-chave:

Criança, Adolescente, Comunidades vulneráveis, Promoção da saúde.

Resumo

Objetivou-se conhecer às expectativas/anseios de escolares sobre mudanças pessoais que possibilitariam melhorias na sua qualidade de vida e o que esperam dos profissionais da saúde e governantes. Estudo transversal, realizado com 435 escolares, de dez anos ou mais, matriculados do quinto ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. Utilizou-se um questionário com questões fechadas e após a análise estatística descritiva. 45,3% dos pesquisados respondeu que gostaria de estudar mais; 26,7% de valorizar mais os pais. Praticamente metade dos sujeitos gostaria que os profissionais de saúde lhes dessem mais atenção e orientações. Destes, 19,7% consideravam importante o profissional de saúde na escola. 40% dos estudantes esperam honestidade dos governantes e 34,9% que estes pensem mais no povo. Os escolares têm noção dos seus direitos de cidadania, expressam de forma consciente às expectativas/anseios em relação às mudanças pessoais e o que esperam de profissionais da saúde e governantes.

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Biografia do Autor

Dirce Stein Backe, Centro Universitário Franciscano

Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria (RS), Brasil e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEnf/FURG), Rio Grande, (RS), Brasil. 

Adriana Dornelles Carpes, Centro Universitário Franciscano

Doutora em Química. Docente do Curso de Farmácia do Centro Universitário Franciscano , Santa Maria, (RS), Brasil. 

Luciana Maria Fontanari Krause

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem, Doutorando em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf), Universidade Federal do Rio Grande (FURG). 

Bianca Zimmermann Santos, Centro Universitário Franciscano

Doutora em Odontologia. Docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, (RS), Brasil. 

Chaiana Piovesan, Centro Universitário Franciscano

Doutora em Odontopediatria. Docente do Curso de Odontologia da UNIFRA, Santa Maria, RS, Brasil.

Regina Gema Santini Costenaro, Centro Universitário Franciscano

Doutora em Filosofia da Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da UNIFRA, Santa Maria, RS, Brasil. 

Silomar Ilha, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem, Doutorando em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf), Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande (RS), Brasil.

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Publicado

2015-03-30

Como Citar

Stein Backe, D., Dornelles Carpes, A., Fontanari Krause, L. M., Zimmermann Santos, B., Piovesan, C., Santini Costenaro, R. G., & Ilha, S. (2015). Expectativas de escolares de uma comunidade vulnerável: qualidade de vida e esperança sobre profissionais/governantes. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.635

Edição

Seção

Artigos Originais