Vivência discente e docente na continuidade do cuidado à criança de risco: relato de experiência

Carolina Santiago Vieira, Gabriela de Oliveira Lomba, Mariana Aparecida Costa, Patricia Pinto Braga, Elaine Cristina Rodrigues Gesteira

Resumo


Objetivo: relatar a experiência discente e docente frente às atividades desenvolvidas em um programa de extensão universitária de acompanhamento a crianças de risco em uma cidade do interior do Estado de Minas Gerais e divulgar os resultados dessa vivência. Métodos: trata-se de um relato de experiência de abordagem crítico-reflexivo de cunho descritivo-compreensivo. Resultados: As atividades desenvolvidas pelo programa criaram boas expectativas nas famílias e profissionais que desejam sua continuidade. Há um reconhecimento discente das contribuições das atividades de extensão na formação acadêmica com contribuições sobre práticas de enfermagem e educação em saúde no atendimento à crianças de risco e sua família. Conclusão: o desenvolvimento das atividades tem propiciado ao discente uma aproximação com os conteúdos específicos da criança de risco, bem como a aplicação destes na prática. Ressalta-se ainda a oportunidade de contribuição dos docentes na formação discente e no aperfeiçoamento dos profissionais dos serviços.


Palavras-chave


Prematuro; Recém-nascido de baixo peso; Cuidado do Lactente

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.674

ISSN: 2236-6091

DOI:10.19175