Cinema como recurso no ensino do transtorno de Asperger

Fernanda Van’t Hooft Cota, Nadja Cristiane Lappann Botti

Resumo


O Transtorno de Asperger é uma subcategoria dos Transtornos Globais do Desenvolvimento caracterizado pelo desvio qualitativo na interação social e no uso da imaginação. Este estudo tem como objetivo identificar aspectos da psicopatologia do desenvolvimento infantil, particularmente do Transtorno de Asperger em personagens de filmes cinematográficos. Realizada pesquisa qualitativa de natureza interpretativa através de estudo de caso dos filmes que apresentam narrativas e personagens com Transtorno de Asperger. A partir da análise dos filmes verificam-se a presença da psicopatologia do desenvolvimento infantil, particularmente do Transtorno de Asperger nos personagens. Conclui-se que o uso da tecnologia midiática, especialmente os filmes cinematográficos, é um recurso didático adequado para o ensino de psicopatologia dos Transtornos Globais do Desenvolvimento. 


Palavras-chave


psiquiatria infantil; cinema; educação em enfermagem; saúde mental

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.746

ISSN: 2236-6091

DOI:10.19175