Desvelando a experiência de mães de crianças com câncer em uma unidade de cuidados paliativos

Autores

  • Márcia Angélica Dantas Jesuíno da Costa Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.
  • Glenda Agra Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.
  • Vinicius Lino de Souza Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Bárbara Coeli Oliveira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Laísi Catharina da Silva Barbalho Braz Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Ana Elza Oliveira de Mendonça Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.965

Palavras-chave:

Mães, Câncer, Criança, Acontecimentos que mudam a vida

Resumo

Objetivo: compreender o cotidiano de mães cuidadoras de crianças com câncer. Metodologia: pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa realizada em uma unidade de cuidados paliativos de um Hospital de Ensino, no Nordeste do Brasil, com 20 mães. Para a seleção das participantes adotou-se os seguintes critérios de inclusão: que tivessem maiores de 18 anos; que estivessem acompanhando seu filho na instituição; Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada e analisados á partir das bases conceituais do Discurso do Sujeito Coletivo.  Resultados: Os relatos das mães foram categorizados em três tópicos: “Mudanças no cotidiano familiar”, “Mudanças na vida pessoal” e “Restrição na vida social”. As mudanças na vida profissional, familiar e pessoal, foram: o abandono do emprego, o afastamento do lar e de suas funções domésticas, deixando cônjuge e outros filhos à própria sorte, o desprendimento de seus desejos e necessidades pessoais. Conclusão: a vida de mães de crianças com câncer foi marcada por mudanças importantes na rotina familiar, motivadas pela necessidade de dedicar integralmente aos cuidados do filho

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Angélica Dantas Jesuíno da Costa, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Membro do Grupo de Pesquisa em Epidemiologia e Saúde Coletiva da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. 

Glenda Agra, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares de Saúde e Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Professora do Curso de Graduação da  Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. 

Vinicius Lino de Souza Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. 

 

Bárbara Coeli Oliveira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Ciências da Saúde/Enfermagem.

Laísi Catharina da Silva Barbalho Braz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Enfermeira. Pós-Graduanda em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva. Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. 

Ana Elza Oliveira de Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

 

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professora do Curso de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Urgência, Emergência e Terapia Intensiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

 

Downloads

Publicado

2016-04-28

Como Citar

Dantas Jesuíno da Costa, M. A., Agra, G., Souza Neto, V. L. de, Silva, B. C. O. da, Braz, L. C. da S. B., & Mendonça, A. E. O. de. (2016). Desvelando a experiência de mães de crianças com câncer em uma unidade de cuidados paliativos. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.965

Edição

Seção

Artigos Originais