A visão médica do parto domiciliar: factível ou utópico?

Autores

  • Maria Eliane Liégio Matão Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Denismar Borges de Miranda Universidade Federal de Goiás
  • Bárbara Paula Costa Hospital Araújo Jorge
  • Taise Pires Borges Hospital e Maternidade Vila Nova

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v6i2.983

Palavras-chave:

Parto domiciliar, Parto normal, Parto humanizado

Resumo

Objetivo: conhecer o que médicos atuantes na área obstétrica pensam a respeito da prática do parto domiciliar. Método: trata-se de estudo descritivo, abordagem qualitativa direcionada a médico com experiência na área obstétrica, em uma maternidade pública da cidade de Goiânia, referência para parto humanizado. Utilizou entrevista aberta em profundidade para coleta de dados com posterior análise fenomenológica. Resultados: foram entrevistados 14 médicos obstetras. Estes, em sua maioria, relatam que o parto domiciliar não possui força cultural e profissional para ser realizado. Apresentaram diversos pontos negativos, como falta de estrutura e tecnologia apropriada, falta de preparo da equipe médica e considerou este método ultrapassado, tendo em vista o avanço da medicina. Conclusão: os resultados evidenciaram que o despreparo médico vem se arrastando por décadas quando o assunto é parto humanizado, tudo devido à institucionalização do parto e a posse do parto como ato médico e não mais da mulher. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eliane Liégio Matão, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Enfermeira. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Professora Assistente II do Departamento de Enfermagem da PUC/GO. 

Denismar Borges de Miranda, Universidade Federal de Goiás

Enfermeiro. Doutorando em Medicina Tropical e Saúde Pública pela Universidade Federal de Goiás.

Bárbara Paula Costa, Hospital Araújo Jorge

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Coordenadora de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Araújo Jorge.

Taise Pires Borges, Hospital e Maternidade Vila Nova

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Delta. Enfermeira do Hospital e Maternidade Vila Nova e Clínica do Esporte de Goiânia.

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

Matão, M. E. L., Miranda, D. B. de, Costa, B. P., & Borges, T. P. (2016). A visão médica do parto domiciliar: factível ou utópico?. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 6(2). https://doi.org/10.19175/recom.v6i2.983

Edição

Seção

Artigos Originais