Implatanção de educação continuada com profissionais de Enfermagem utilizando a Pedagogia Problematizadora: relato de experiência

Eliana Ofelia Llapa Rodriguez, Cristiane Franca Lisboa Góis, Diana Matos Euzébio, José Ricardo Ferreira da Fonseca

Resumo


Estudo que teve por finalidade relatar a experiência de implantação de. um programa de educação para profissionais de enfermagem da região Amazônica. Estudo de intervenção, realizado com 65 profissionais de enfermagem de um hospital universitário da cidade de Manaus no período de Março a Janeiro de 2010. A coleta de dados foi realizada utilizando dois instrumentos um check list e uma entrevista, para observação e identificação dos procedimentos freqüentes e suas fragilidades. A pedagogia problematizadora permitiu elaborar o programa, emergindo inúmeras temáticas, dentre elas: Higienização das Mãos; Administração de Medicamentos Via Intramuscular; e Aferição de Pressão Arterial. A intervenção favoreceu o aperfeiçoamento na gestão de talentos humanos, bem como, as temáticas despertaram interesse e motivação, refletido no índice de participação dos sujeitos.


Palavras-chave


educação em enfermagem; educação continuada; apoio ao desenvolvimento de recursos humanos

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.99

ISSN: 2236-6091

DOI:10.19175