O uso das geotecnologias para o ensino da geografia: uma análise do caderno do professor

Ivan Shieh Basotti, Andréia Medinilha Pancher, Renata Cristina Zanilatto, Alexandre Magnum Leme

Resumo


O avanço tecnológico trouxe mudanças no cotidiano, inclusive, na sala de aula. O advento das geotecnologias trouxe novas ferramentas para auxílio no ensino, havendo uma necessidade de atualização dos métodos de ensino da Geografia, já que é de suma importância que os alunos não deixem de ter contato com tais novidades e para que haja essa relação mais clara entre as geotecnologias e a Geografia. No caso, as geotecnologias se mostram muito presentes na área da cartografia e do sensoriamento remoto. No presente estudo buscou-se uma análise do Caderno do Professor do ensino fundamental e do ensino médio, a fim de verificar qual a necessidade de atualização em relação ao uso da cartografia e do sensoriamento remoto para o ensino de Geografia. As análises mostraram que, apesar de já serem utilizados ambos os temas, cartografia e sensoriamento remoto, no ensino de Geografia, seu uso, principalmente o do sensoriamento, ainda é muito reduzido. A cartografia é bastante utilizada, porém verifica-se que ainda poderia ser mais bem explorada em alguns temas da Geografia, principalmente fazendo uma inter-relação com o sensoriamento remoto.

Palavras-chave


Cartografia, Sensoriamento Remoto, Ensino.

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