Revistas

  • Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro

    A Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM), com editoração pela Universidade Federal de São João del-Rei, tem como missão a divulgação da Ciência da Enfermagem e da Saúde, através da publicação de resultados de pesquisas científicas, de autores brasileiros e de outras nacionalidades. Recebe artigos originais, desenvolvidos por métodos quantitativos, qualitativos, mistos, reflexões, revisões sistematizadas e relatos de experiência. Os estudos devem, necessariamente, trazer contribuições para a ciência e/ou prática de enfermagem e/ou saúde.

    ISSN: 2236-6091.

  • Rocalha - revista eletrônica do CEPHAP - UFSJ

    A Rocalha é um periódico anual, sem fins lucrativos, de divulgação científica ( e de livre acesso) nas áreas de História da Arte e Patrimônio, editado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em História da Arte e Patrimônio da Universidade Federal de São João del-Rei. Surgiu da necessidade de empreender na veiculação de estudos críticos, de cunho histórico, acerca da História da Arte e Patrimônio Material e Imaterial de São João del-Rei e entorno. No entanto, a Rocalha não se limita apenas a publicar estudos dirigidos a São João del-Rei e região, mas acolhe também pesquisas que abordem temas e fontes das mais diversas regiões do Brasil, assim como do globo.

  • Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais

    Pesquisas e Práticas Psicossociais é uma publicação eletrônica, de acesso aberto na internet, mantida pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João Del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), Minas Gerais. Recebeu conceito B2 na avaliação QUALIS divulgada em 2016. Sua missão é publicar artigos originais relacionados a processos psicossociais e socioeducativos, com o objetivo de difundir e debater avanços e inovações nessa área. A revista tem três edições por ano. Contribuições podem ser enviadas nas seguintes categorias: relato de pesquisa, estudo/ensaio teórico, relato de prática, revisão crítica da literatura, comunicação breve, cartas, resenhas, notícias sobre o campo de estudo, debates, entrevistas e traduções autorizadas. As normas estão no site: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/revista_ppp/about/editorialPolicies#sectionPolicies
  • Revista Territorium Terram

    Publicação quadrimestral, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeog) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), a Territorium Terram destina-se a divulgar artigos científicos, de natureza teórica ou empírica, ligados à Geografia. Privilegiando a dimensão e a dinâmica da realidade espacial, a revista visa socializar e preservar conhecimentos, bem como, estimular a sua produção, encontrando-se aberta à contribuição de pesquisadores, professores do ensino superior, alunos de pós-graduação de outras instituições nacionais e internacionais.

  • Revista Ypí

    A Revista Ypí é uma publicação semestral eletrônica do Grupo de Estudo: Sociabilidade: Pensamento, História, Economia (SoPHiE), da UFSJ, com caráter interdisciplinar. Publica, em fluxo contínuo, artigos científicos e ensaios, além de resenhas, traduções e entrevistas produzidos nos campos da Economia, Sociologia, Política, Filosofia, Artes, Direito, Antropologia, Psicologia, História e outras áreas das Ciências Sociais aplicadas e das Ciências Humanas, desde uma perspectiva plural, em relação à inerente multiplicidade de referenciais teóricos metodológicos utilizados por tais ciências.

  • Analytica: Revista de Psicanálise

    Linha editorial

    A Analytica: Revista de Psicanálise tem como finalidade publicar investigações/desenvolvimentos teóricos, relatos de pesquisa, debates, entrevistas e resenhas que contenham análises, críticas e reflexões sobre temas, fatos e questões a partir do referencial psicanalítico. Publica também artigos voltados à interlocução entre a psicanálise e outros campos de saberes - como a filosofia e as ciências sociais - igualmente dedicados ao pensamento sobre a sociedade e a cultura. As propostas para publicação devem ser originais, não tendo sido publicadas em qualquer outro veículo do país. Publicam-se artigos em quatro línguas: português, espanhol, inglês e francês.

    Editorial line

    The Analytica: Revista de Psican´álise goals to publish research / theoretical developments, research reports, debates, interviews and reviews that contain analyzes, critiques and reflections on issues, events and issues from psychoanalysis. It also publishes articles focused on the dialogue between psychoanalysis and other fields of knowledge, such as philosophy and social sciences, also dedicated to thinking about society and culture. Proposals for publication must be original and has not been published in any other vehicle in the country. Articles are published in four languages: portuguese, spanish, english and french.

  • Anais da Semana Acadêmica do Curso de Teatro

    Anais da Semana Acadêmica do Curso de Teatro (Cotea) é uma publicação anual do curso de Teatro da UFSJ. Publica os trabalhos apresentados durante o evento; sejam pesquisas em andamento ou já concluídas de alunos e professores do curso e/ou dos convidados e participantes externos. Os principais objetivos do evento são:

    • a promoção do diálogo entre a comunidade acadêmica e a comunidade artística externa por meio de atividades que envolvem aulas abertas, apresentações e intervenções artísticas, palestras, mesas redondas, conferências, sessões de comunicações e fórum de debates;

    • o estímulo aos processos de criação, difusão, pesquisa, aprendizado e ensino teatrais desenvolvidos na universidade;

    • o olhar dos alunos de Teatro para a produção teatral como campo de pesquisa e como campo de produção de conhecimento nessa área e

    • a atualização das reflexões acerca da pesquisa em artes.

  • Revista Estudos Filosóficos UFSJ

    A revista Estudos Filosóficos sucede o periódico Anais de Filosofia, publicado durante dez anos pelo Departamento de Filosofia e Métodos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), e inaugura uma nova etapa de publicação de trabalhos encaminhados a este Departamento, como uma contribuição para os debates filosóficos atuais.
     
    A publicação concretiza uma redefinição do objeto de investigação, pois, pretende constituir-se, crescentemente, em referência importante para os estudos de Filosofia Contemporânea, particularmente nas questões de Ontologia e Linguagem, Ética e Política.
     
    Para cada novo número será indicado, com antecedência, o tema que deverá ser desenvolvido pelos articulistas. Serão publicadas, também, resenhas relevantes, de lançamentos recentes, pertinentes à linha de publicação da revista, bem como notas sobre eventos significativos na área de Filosofia Contemporânea.
     
    A periodicidade, anual em 2008, passou a ser semestral a partir de 2009.
     
    Ao leitor, finalmente, expressamos as boas vindas, o convite e o agradecimento antecipado por sua participação neste projeto, inclusive com sugestões e críticas.
     
    ISSN: 2177-2967 (on line)