Ações de enfermagem na educação em saúde no pré-natal: relato de experiência de um projeto de extensão da Universidade Federal do Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.13Palavras-chave:
Educação em saúde, pré-natal, cuidados de enfermagemResumo
Na gestação a mulher pode apresentar dúvidas, medos, fantasias e outros sentimentos que alimentam o senso comum, interferindo negativamente no cuidado prestado pelos profissionais de saúde, especialmente quando o saber científico é contraposto ao saber popular. Nesse sentido é que este estudo objetivou relatar a experiência da educação em saúde no pré-natal, através de um projeto de extensão. A metodologia utilizada consiste no desenvolvimento de oficinas com um grupo operativo de mulheres grávidas que são assistidas por uma instituição não governamental no município de Cuiabá-MT, onde são tratadas temáticas relacionadas ao pré-natal. Participam gestantes de todos os trimestres de gestação, oriundas de diversos bairros da cidade. Os resultados evidenciam dois eixos, primeiro que a assistência pré-natal não tem sido efetiva às mulheres grávidas no que diz respeito as orientações desse período, justificado pelas dúvidas apresentadas pelas gestantes em cada encontro e, segundo o projeto tem propiciado ao graduando um olhar mais crítico de como a assistência pré-natal tem deixado lacunas de informações relevantes, assim observou-se que a atenção à saúde da gestante deva ser aprimorada na intenção de suprir as necessidades deste grupo populacional. As considerações finais apontam que o projeto teve grande relevância social e educacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Sebastiao Junior Henrique Duarte, Angelica Pereira Borges, Giselle Lira de Arruda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.