Educação em Enfermagem: desafio diário para cuidar com excelência - análise da vivência de uma equipe
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.149Palavras-chave:
Capacitação, Cuidados de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Processos de EnfermagemResumo
Estudo descritivo com abordagem qualitativa, que objetivou compreender a dimensão educativa do cuidar vivenciada por uma equipe de enfermagem através da análise do reflexo desta prática na prestação do cuidado, bem como as facilidades e dificuldades deste processo. Os dados foram coletados através de 13 entrevistas semi-estruturadas para profissionais de enfermagem. Os resultados indicaram o processo educativo como atividade intrínseca do cuidar, ficou evidente que na enfermagem este processo toma dois rumos fundamentais: a educação em saúde e a educação profissional, e que o reflexo destas atividades colabora para um ambiente de trabalho motivador e uma assistência com excelência. Como pontos negativos deste processo foram observados: resistência de alguns trabalhadores e pacientes, e insuficiência de tempo para tornar permanente a prática educativa. E como pontos positivos: o trabalho em equipe e o apoio institucional. Concluiu-se que não há como cuidar sem educar, e que a equipe de enfermagem deve ter a educação como instrumento básico para melhorias e crescimento da sua atuação, planejando-a de forma contextualizada e com consciência, em uma prática diária para um cuidado ético, humano e de qualidade.
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Copyright (c) 2012 Cassimiro Nogueira-Junior, Bernadete Marinho Bara de Martin Gama, Michele de Souza Teixeira, Cristina Arreguy-Sena
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