Análise contextual da teoria das representações sociais na perspectiva da pesquisa qualitativa em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.2722Palavras-chave:
Teoria social, Pesquisa qualitativa, Pesquisa em enfermagem.Resumo
Objetivo: analisar os aspectos contextuais que envolvem a Teoria das Representações Sociais, na perspectiva da pesquisa qualitativa em enfermagem. Método: ensaio analítico, fundamentado no referencial teórico da análise contextual, como fonte de significado e conhecimento, no qual o contexto é compreendido, em quatro níveis de camadas distintas, mas que mantém relações entre si. Resultados: o contexto imediato aborda a utilização da Teoria das Representações Sociais nas pesquisas em enfermagem; o contexto específico discorre sobre a pesquisa qualitativa na área da enfermagem; os aspectos subjetivos inerentes à Teoria das Representações Sociais nas pesquisas qualitativas em enfermagem estão dispostos no contexto geral. Cabe ao metacontexto traçar considerações sobre a amplitude que encerra as pesquisas, em enfermagem, de modo geral. Conclusão: a discussão exposta, no presente estudo, ampliou a compreensão dos diversos contextos que envolvem a Teoria das Representações Sociais, na perspectiva da pesquisa qualitativa em enfermagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
20-12-2019
Como Citar
Costa Pinheiro, M. G., Dantas Campos Verdes Rodrigues, I., Ávila Dias, G., de Castro Marcolino, E., da Silva Gomes, B. R., & Nunes de Miranda, F. A. (2019). Análise contextual da teoria das representações sociais na perspectiva da pesquisa qualitativa em enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.2722
Edição
Seção
Reflexão Teórica
Licença
Copyright (c) 2018 Mônica Gisele Costa Pinheiro, Iellen Dantas Campos Verdes Rodrigues, Gustavo Ávila Dias, Emanuella de Castro Marcolino, Bruna Raquel da Silva Gomes, Francisco Arnoldo Nunes de Miranda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.