Design thinking: inovação na formação docente em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.3435Palavras-chave:
Inovação, Ensino, Prática do Docente de Enfermagem, Educação Superior, EnfermagemResumo
Objetivos: descrever uma oficina pedagógica fundamentada no Design Thinking no contexto da formação docente em enfermagem. Método: relato de experiência sobre uma oficina pedagógica que utilizou o Design Thinking como metodologia ativa. Participaram 15 pós-graduandos, mestrandos e doutorandos, de uma instituição pública de ensino superior brasileira. As fases do Design Thinking descoberta, interpretação, ideação e prototipação, foram organizadas em três etapas e sete atividades. Resultados: para a aplicação do Design Thinking foi proposto um desafio estratégico o que possibilitou aos participantes desenvolver a interação, colaboração e a empatia. A solução ao desafio resultou em três protótipos. A oficina foi avaliada de forma positiva, e os docentes em formação identificaram o Design Thinking como uma metodologia ativa passível de ser aplicada no contexto da graduação em enfermagem. Conclusão: Ideias criativas e disruptivas foram criadas por docentes de enfermagem em formação a partir do uso do Design Thinking como metodologia ativa.
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Copyright (c) 2022 Fernanda Leticia Frates Cauduro, Claudia Prado
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TERMO DE COMPROMISSO E
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À: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM)
Cada autor deve ler e assinar este termo de compromisso e transferência de copyright do original.
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Assinatura do(s) autor(es), local e data:
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Assinatura do(s) autor(es), local e data:
CARTA DE ENCAMINHAMENTO
À: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM)
Data:
Submetemos o manuscrito intitulado: INFORMAR TÍTULO, de autoria de INFORMAR NOME(S) DO(S) AUTORE(S), para a apreciação pela Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro (RECOM).
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Sendo necessário, nos disponibilizamos para fazer as alterações que forem recomendadas, por termos ciência das normas de publicação na RECOM.
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