Design thinking: inovação na formação docente em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.3435Palavras-chave:
Inovação, Ensino, Prática do Docente de Enfermagem, Educação Superior, EnfermagemResumo
Objetivos: descrever uma oficina pedagógica fundamentada no Design Thinking no contexto da formação docente em enfermagem. Método: relato de experiência sobre uma oficina pedagógica que utilizou o Design Thinking como metodologia ativa. Participaram 15 pós-graduandos, mestrandos e doutorandos, de uma instituição pública de ensino superior brasileira. As fases do Design Thinking descoberta, interpretação, ideação e prototipação, foram organizadas em três etapas e sete atividades. Resultados: para a aplicação do Design Thinking foi proposto um desafio estratégico o que possibilitou aos participantes desenvolver a interação, colaboração e a empatia. A solução ao desafio resultou em três protótipos. A oficina foi avaliada de forma positiva, e os docentes em formação identificaram o Design Thinking como uma metodologia ativa passível de ser aplicada no contexto da graduação em enfermagem. Conclusão: Ideias criativas e disruptivas foram criadas por docentes de enfermagem em formação a partir do uso do Design Thinking como metodologia ativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fernanda Leticia Frates Cauduro, Claudia Prado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.