Reflexões sobre o enfrentamento do coronavírus disease 2019: diálogos virtuais com gestantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3792

Palavras-chave:

Gravidez, Quarentena, Promoção da saúde, Saúde da Mulher.

Resumo

Objetivo: Relatar a vivência de um Círculo de Cultura virtual, com reflexões sobre o enfrentamento da CoVid-19 e as repercussões para a saúde das gestantes. Método: Relato de experiência de um Círculo de Cultura virtual utilizando o referencial teóricometodológico de Paulo Freire. Participaram dez gestantes de diferentes localidades do Brasil. Os diálogos foram conduzidos com ludicidade, estabelecendo analogia com o desenvolvimento da gravidez: o embrião foi considerado Investigação Temática; o feto, Codificação e Descodificação; o nascimento, Desvelamento Crítico. Resultados: Os diálogos e reflexões emergentes possibilitaram que as gestantes aliviassem suas angústias e medos e ressignificassem suas atitudes, motivando-se mutuamente em prol da saúde, diante das adversidades geradas pela pandemia. Conclusão: O Círculo de Cultura virtual proporcionou interação às gestantes, mesmo estando fisicamente afastadas, configurando-se como possibilidade inovadora na assistência individual e coletiva, nos territórios de atuação das equipes que operam na atenção à saúde, para promover o cuidado no enfrentamento da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeane Barros de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Enfermeira. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Bolsista CAPES do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, Brasil

Ivonete Terezinha Schülter Buss Heidemann, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

PhD em enfermagem Saúde Pública. Professor associado do Departamento e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Carine Vendruscolo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Enfermagem. Professora titular da Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Líder do Laboratório de Inovação e Tecnologia em Gestão do Cuidado e Educação Permanente em Saúde (LABIGEPS) da UDESC. Chapecó/SC.

Erica de Brito Pitilin, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó.

Eleine Maestri, Universidade Federal da Fronteira sul - UFFS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Bolsista CAPES do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Valéria Silvana Faganello Madureira, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Enfermeira. Mestre em Assistência de Enfermagem e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Bolsista CAPES do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Florianópolis, Brasil

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Souza, J. B. de, Heidemann, I. T. S. B., Vendruscolo, C., Pitilin, E. de B., Maestri, E., & Madureira, V. S. F. (2020). Reflexões sobre o enfrentamento do coronavírus disease 2019: diálogos virtuais com gestantes. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3792

Edição

Seção

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica