Gênero e sexualidade na formação de enfermeiros no ensino superior público brasileiro: estudo documental
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3877Palavras-chave:
Identidade de Gênero, Sexualidade, Enfermagem, Educação Superior, Currículo.Resumo
Objetivo: Analisar o conteúdo das ementas de disciplinas que abordam gênero e sexualidade nos cursos de graduação em enfermagem. Método: Pesquisa documental com abordagem mista. Os dados foram coletados com instrumento de elaboração própria, processados no software IRaMuTeQ, apresentados em quadros, dendograma, categorias temáticas e analisados interpretativamente. Resultados: O conteúdo das ementas focalizou-se na saúde da mulher especificamente nos aspectos reprodutivos; políticas, diretrizes e parâmetros curriculares; histórica da sexualidade; práticas pedagógicas sobre gênero e sexualidade; saúde sexual e reprodutiva; conceito de gênero e intersecionalidades; gênero como categoria analítica e marcadores sociais da diferença; masculinidade e saúde do homem. Conclusão: Lacunas na estruturação dos currículos e abordagem de temáticas relativas a gênero e sexualidade contribuem para fragmentação dos processos formativos e práticas assistenciaisDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
23-07-2021
Como Citar
Lima, A. C. S. D., Alves, M. J. H., Pereira, E. V., Pereira, A. P., Albuquerque, G. A., & Belém, J. M. (2021). Gênero e sexualidade na formação de enfermeiros no ensino superior público brasileiro: estudo documental. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.3877
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Cristina Santos De Lima, Maria Juscinaide Henrique Alves, Emanuelly Vieira Pereira, Antonia Priscila Pereira, Grayce Alencar Albuquerque, Jameson Moreira Belém
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.