Influência da satisfação acadêmica na comunicação de enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4000Palavras-chave:
Relações Interpessoais, Profissionalismo, Educação em Enfermagem.Resumo
Objetivos: Correlacionar a satisfação acadêmica com a comunicação interpessoal do enfermeiro; associar as características sociodemográficas e profissionais com a comunicação interpessoal do enfermeiro. Método: Estudo analítico transversal. Utilizou-se a Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica de Estudantes do Ensino Superior; a Escala de Competência em Comunicação Interpessoal e a Escala sobre Profissionalismo e Competência em Comunicação Interpessoal Enfermeiro e Paciente. Resultados: Participaram 397 enfermeiros. Enfermeiros com menor tempo de formação, mais jovens e católicos, demonstraram mais disponibilidade nas relações; os que estudaram em instituições públicas mostraram mais habilidade para expressar sentimentos; aqueles que não tinham formação prévia na área de enfermagem foram mais capazes de demonstrar compreensão e perceber o que as pessoas sentem; tanto aqueles que se declararam católicos quanto sem religião referiram ter mais sinceridade nas relações enfermeiro-paciente. Conclusões: Quanto mais satisfeitos com a experiência acadêmica, melhor é a comunicação interpessoal do enfermeiro.Downloads
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Publicado
23-07-2021
Como Citar
Alves, F. da C., & Puggina, A. C. G. (2021). Influência da satisfação acadêmica na comunicação de enfermeiros. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 11. https://doi.org/10.19175/recom.v11i0.4000
Edição
Seção
Artigos Originais
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Copyright (c) 2021 Francine da Costa Alves, Ana Claudia Giesbrecht Puggina
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