Significados, experiências e interações sociais de mães acerca do exame de triagem neonatal biológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v15i0.5030

Palavras-chave:

Triagem neonatal, Saúde pública, Programas nacionais de saúde, Relações profissional-família

Resumo

Objetivo: Conhecer os significados, experiências e interações sociais de mães acerca do exame de triagem neonatal biológica. Métodos: Estudo qualitativo com suporte teórico-conceitual a partir do interacionismo simbólico conduzido com 10 puérperas. Os dados foram coletados por meio de entrevista com um roteiro semiestruturado, os quais foram analisados segundo a análise de conteúdo na modalidade análise temática. Resultados: As puérperas tinham conhecimentos limitados sobre o exame de triagem neonatal biológica, identificando-se falhas no processo de educação em saúde destinadas a essas puérperas. Considerações finais: Os significados atribuídos pelas puérperas foram elementares, as experiências revelaram que houve falhas no processo educativo durante o pré-natal, assistência hospitalar ou puerperal; mas, mesmo assim, grande parte delas procuraram o serviço no período correto, demonstrando que em algum momento uma eventual interação foi realizada e a puérpera foi sensibilizada. Contudo, um número importante de compareceu com atraso à unidade.

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Biografia do Autor

Rene Ferreira da Silva Junior, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais.

Graduação em Enfermagem (Faculdades Unidas do Norte de Minas Gerais), bolsista de iniciação científica, especialista em Gestão e Auditoria dos serviços de Saúde (Faculdades Integradas Pitágoras), Urgência e Emergência e Terapia Intensiva (Faculdades Integradas Pitágoras), Residência em Saúde da Família (Universidade Estadual de Montes Claros), especialista em Educação Profissional e Tecnológica (Faculdade Venda Nova do Imigrante). Mestre em Ensino em Saúde (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), Mestre em Ciências da Saúde (Universidade Estadual de Montes Claros). Delegado de Saúde na Conferência Municipal de Saúde do Município de Montes Claros. Membro dos grupos de pesquisa Fadiga por Compaixão - Universidade Estadual de Montes Claros e Educação Popular em Saúde - UFVJM. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área Enfermagem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, câmpus Joinville. Pesquisador nas áreas de ensino em saúde, atenção primária a saúde, avaliação dos serviços de saúde, pesquisa qualitativa e oncologia

Ricardo Otávio Maia Gusmão, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutorando em Enfermagem pela UFMG. Professor do departamento de enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros. 

Victor Guilherme Pereira, Faculdade de Saúde Ibituruna

Graduando em enfermagem.

Daniel Silva Moraes, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em ciências da saúde. Professor de enfermagem no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. 

Jaqueline D`´'Paula Ribeiro Vieira Torres, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em Ciências da Saúde. Professora do departamento de enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros. 

Carla Silvana de Oliveira e Silva , Universidade Estadual de Montes Claros

Doutora em ciências. Professora do programa de pós-graduação em ciências da saúde da Universidade Estadual de Montes Claros. 

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Publicado

27-02-2025

Como Citar

da Silva Junior, R. F., Maia Gusmão, R. O., Pereira, V. G., Silva Moraes, D., Ribeiro Vieira Torres, J. D., & de Oliveira e Silva , C. S. (2025). Significados, experiências e interações sociais de mães acerca do exame de triagem neonatal biológica. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 15. https://doi.org/10.19175/recom.v15i0.5030

Edição

Seção

Artigos Originais