Significados, experiências e interações sociais de mães acerca do exame de triagem neonatal biológica
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v15i0.5030Palavras-chave:
Triagem neonatal, Saúde pública, Programas nacionais de saúde, Relações profissional-famíliaResumo
Objetivo: Conhecer os significados, experiências e interações sociais de mães acerca do exame de triagem neonatal biológica. Métodos: Estudo qualitativo com suporte teórico-conceitual a partir do interacionismo simbólico conduzido com 10 puérperas. Os dados foram coletados por meio de entrevista com um roteiro semiestruturado, os quais foram analisados segundo a análise de conteúdo na modalidade análise temática. Resultados: As puérperas tinham conhecimentos limitados sobre o exame de triagem neonatal biológica, identificando-se falhas no processo de educação em saúde destinadas a essas puérperas. Considerações finais: Os significados atribuídos pelas puérperas foram elementares, as experiências revelaram que houve falhas no processo educativo durante o pré-natal, assistência hospitalar ou puerperal; mas, mesmo assim, grande parte delas procuraram o serviço no período correto, demonstrando que em algum momento uma eventual interação foi realizada e a puérpera foi sensibilizada. Contudo, um número importante de compareceu com atraso à unidade.
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