Saberes e práticas de cuidado de gestantes com hipertensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v14i0.5219

Palavras-chave:

Saúde da mulher, Gravidez, Hipertensão, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar os saberes e as práticas de cuidados desenvolvidas por gestantes com hipertensão. Método: Pesquisa qualitativa, desenvolvida na Atenção Primária, com dez gestantes hipertensas. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada individual e submetidos à análise de conteúdo temática. Resultados: Embora as gestantes reconheçam a hipertensão como condição de alto risco, elas demonstraram conhecimento básico e superficial. Esse agravo demandou práticas de cuidado, como exercício físico, alimentação saudável, redução do sal nas refeições, aumento da ingesta hídrica, controle pressórico diário e uso correto das medicações anti-hipertensivas. Considerações finais: As fragilidades identificadas nos saberes das gestantes indicam a necessidade de fomentar ações de educação em saúde e prevenção de agravos, as quais podem contribuir também para maior adesão às práticas de cuidados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Lamberty Moraes, Hospital Santa Casa de Uruguaiana

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Pampa. Enfermeira no Hospital Santa Casa de Uruguaiana.

Lisie Alende Prates, Universidade Federal do Pampa

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Especialista em Enfermagem em Cuidado Pré-Natal e em Enfermagem Obstétrica. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana. Líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Saúde da Mulher (GRUPESM) da UNIPAMPA.

Jussara Mendes Lipinski, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Universidade do Rio Grande (1990), mestrado em Assistência de Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Estancia Pos doctoral na Universidade de Sevilla (2016). Professora aposentada pela Universidade Federal do Pampa (2022). 

Daiani Oliveira Cherubim, Universidade Federal do Pampa

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2015), Especialização em Enfermagem Obstétrica pela FaSouza (2022), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2016 - 2018) e Doutorado em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2018 - 2022). Foi bolsista CAPES/demanda social. Atuou como professora substituta no Colégio Politécnico da UFSM (2021 - 2022).Tem interesse nos temas : Aleitamento materno, Saúde materno - infantil e tecnologias educativas. É membro da REDE DE ESTUDOS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS-RETE desde 2018. Desenvolve pesquisas orientadas pelo Modelo Teórico da Tradução do Conhecimento à ação (Knowledge to action) as quais participa. Atualmente, é Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Láisa Emannuele Pereira Knapp, Universidade Federal do Pampa

Acadêmica do Curso de Enfermagem pela Universidade Federal do Pampa.

Downloads

Publicado

20-12-2024

Como Citar

Lamberty Moraes, R., Prates, L. A., Mendes Lipinski, J., Oliveira Cherubim, D., & Pereira Knapp, L. E. (2024). Saberes e práticas de cuidado de gestantes com hipertensão. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 14. https://doi.org/10.19175/recom.v14i0.5219

Edição

Seção

Artigos Originais