Perfil da violência no trânsito após a promulgação da “lei seca” – relação entre direção e consumo de bebidas alcoólicas.
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.58Palavras-chave:
Palavras chave, Violência. Trânsito. Bebida alcoólica.Resumo
Resumo
Este é um estudo documental, exploratório, de caráter quantitativo, que objetivou demonstrar o perfil da violência no trânsito nas rodovias estaduais de Santa Catarina após a promulgação da Lei Seca. Devido ao grande número da violência no trânsito associado ao consumo de bebida alcoólica, se faz necessárias pesquisas que comprovem os números deste problema de saúde pública, e dessa forma, propor medidas para diminuir sua ocorrência. Os dados foram tabulados e analisados quantitativamente utilizando programa estatístico e, os resultados encontrados demonstraram que a violência no trânsito não necessita apenas de leis, mas sim de monitoramento e estratégias em saúde voltadas para esse campo de atuação. Foi verificado, após a análise dos dados, que o número de acidentes em Santa Catarina não se alterou depois da Lei Seca, e que grande parte deles envolveu indivíduos do sexo masculino na faixa etária entre 15 e 24 anos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Ilse Lisiane Viertel Vieira, Adriane Rosimeri Holz, Mariela Vieira da Silva, Aurio dos Santos, Sérgio Luiz Sanceverino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.