Adesão nos grupos educativos em contracepção em uma Área Programática do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.64Palavras-chave:
Contracepção, Educação em Saúde, Direitos Sexuais e ReprodutivosResumo
Objetivos: analisar as causas da baixa adesão nos grupos educativos de contracepção sob o ponto de vista dos profissionais coordenadores dos grupos; identificar a abordagem pedagógica utilizada no desenvolvimento dos grupos educativos de contracepção, a partir de relatos dos profissionais que coordenam os grupos; discutir a adesão dos usuários e a abordagem pedagógica adotada pelos profissionais coordenadores dos grupos, na perspectiva dos direitos sexuais e reprodutivos. Métodos: Estudo descritivo, do tipo estudo de caso com sete profissionais de saúde que coordenam os grupos educativos de contracepção.Utilizou-se entrevista gravada para coleta de dados que foi submetida à análise de conteúdo. Resultados: De acordo com as concepções dos entrevistados, os resultados apontaram como causas da baixa adesão fatores internos e externos da própria clientela, como as dificuldades de vida diária. A abordagem pedagógica utilizada pelos coordenadores, de acordo com os recursos disponíveis, atende às orientações do Ministério da Saúde no que tange as práticas educativas em saúde.
Conclusões: percebe-se ao longo desta pesquisa o quanto às ações de planejamento familiar precisam ser vistas como prioridades pelo sistema de saúde brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Raquel Rodrigues Afonso, Adriana Lemos Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.