A vivência da sexualidade de idosos em um centro de convivência
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v5i3.913Palavras-chave:
Envelhecimento, Sexualidade, Saúde do idosoResumo
A sexualidade tem sido muito discutida, todavia a prática sexual entre homens e mulheres no processo de envelhecimento pouco é referenciada e, às vezes, até ignorada pela classe social. Discutir o tema sexualidade na velhice constitui um grande desafio por trazer à tona questões reais relacionadas à prática sexual do idoso. O objetivo é conhecer como o idoso desse Centro de Convivência vive sua sexualidade e discutir a sua percepção quanto à prática sexual e compreender como ele vivencia esse momento. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa do tipo descritiva exploratório. Os dados foram coletados mediante entrevistas semiestruturada, com dez idosos. Emergiram quatro categorias analíticas: Conceito de sexualidade; desejo sexual vivenciado nessa fase; a prática sexual à medida que envelhecem e percepção de sua sexualidade. Os resultados apontaram que a sexualidade permanece de fato em suas vidas, mesmo com todas as dificuldades por eles enfrentadas, e que a sexualidade não se resume à prática sexual, mas ao afeto, a carícia, a atenção e ao companheirismo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Antonio Dean Barbosa Marques, Rutinéa Pereira da Silva, Silvia dos Santos Sousa, Rosane da Silva Santana, Samira Rêgo Martins de Deus, Rosendo Freitas de Amorim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O Termo de responsabilidade e acordo de transferência do copyright deverá ser redigido conforme o modelo disponibilizado pela revista logo abaixo, devendo ser anexado ao sistema de submissão. Aquisição de financiamento, coleta de dados, ou supervisão geral de grupos de pesquisa, somente, não justificam autoria. Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar declaração de responsabilidade. Também deverá ser anexada a carta de encaminhamento, conforme modelo abaixo.
TERMO DE COMPROMISSO E
ACORDO DE TRANSFERÊNCIA DO COPYRIGHT
À: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM)
Cada autor deve ler e assinar este termo de compromisso e transferência de copyright do original.
1. Termo de compromisso:
Declaro que eu participei na elaboração do manuscrito intitulado: INFORMAR TÍTULO, de autoria de INFORMAR NOME(S) DO(S) AUTORE(S) e que tenho plenos poderes em atender este termo.
Declaro que o citado manuscrito é original e não foi previamente publicado em parte ou no todo e que nenhum outro manuscrito similar sob minha autoria está publicado ou em análise por outro periódico seja impresso ou eletrônico.
Declaro ainda, que não violei nem infringi nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável. Comprometo-me, quando solicitado, a fornecer informações aos editores a respeito dos dados deste manuscrito.
Declaro estar ciente de que a RECOM aceita manuscritos com a participação de até 6 autores. Declaro que tive participação suficiente no trabalho para assumir a responsabilidade por: 1- parte do conteúdo, 2-pelo conteúdo total.
Assinatura do(s) autor(es), local e data:
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
2. Transferência de Copyright: Declaro que, caso este manuscrito seja aceito, concordo que seu copyright estará transferido à posse exclusiva de Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM). Permito a reprodução parcial deste artigo, para uso pessoal, mas a referência bibliográfica original deverá ser citada.
Assinatura do(s) autor(es), local e data:
CARTA DE ENCAMINHAMENTO
À: Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (RECOM)
Data:
Submetemos o manuscrito intitulado: INFORMAR TÍTULO, de autoria de INFORMAR NOME(S) DO(S) AUTORE(S), para a apreciação pela Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro (RECOM).
Informamos que nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso no mesmo e que se trata de um trabalho original, que não foi encaminhado para outro periódico impresso ou eletrônico no todo ou em parte.
Sendo necessário, nos disponibilizamos para fazer as alterações que forem recomendadas, por termos ciência das normas de publicação na RECOM.
Listar e solicitar a assinatura do(s) autor(es).