Avaliação da prevalência de Burnout entre professores e a sua relação com as variáveis sociodemográficas
DOI:
https://doi.org/10.19175/recom.v5i3.987Palavras-chave:
Esgotamento Profissional, Prevalência, Docentes, Saúde do Trabalhador, Estresse Ocupacional, Saúde OcupacionalResumo
A síndrome de burnout é um transtorno adaptativo crônico que acomete trabalhadores e caracteriza-se por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a prevalência da síndrome de burnout nos professores dos últimos anos do ensino fundamental e sua relação com as variáveis sociodemográficas-laborais. Foi realizado por meio de um estudo descritivo, analítico transversal com a aplicação do Maslach Burnout Invenctory (MBI), e um questionário sociodemográfico laboral elaborado pelos pesquisadores. Foram realizadas análises descritiva, univariada e de regressão logística, adotando-se nível de significância de p<0,05. Os resultados evidenciaram que 93% dos professores estão acometidos pela síndrome. Ao analisarmos cada dimensão separadamente podemos constatar que, 64,8% dos professores apresentaram alto/moderado nível de exaustão emocional, 80,7 alto/moderado baixa realização pessoal, 39,8 alta/moderada despersonalização. Houve associação com despersonalização a participação em culto, dedicação no preparo de aulas; para baixa realização profissional apenas o tempo de preparo de aula e para a exaustão emocional, o número de filhos, já terem se afastado do serviço e o sentimento que a profissão esta menos interessante. Sendo assim, torna-se imprescindível a atenção com essa patologia ocupacional não só pelos danos que podem causar aos professores, mas também pela influência no ensino das escolas, para a inclusão de docentes nas políticas de promoção e prevenção à saúde e atividades de ensino em saúde voltadas a esta categoria profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Liliane da Consolação Campos Ribeiro, Lilia Aparecida Campos Ribeiro Barbosa, Ademilson Souza Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.