DOENÇAS PREVALENTES NAS ESTRATÉGIAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA NOS TERRITÓRIOS URBANO E RURAL DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI
Resumo
Existe um conjunto de doenças prevalecentes em nossa sociedade e que são os principais motivos de queixas nos postos de saúde públicos. Como exemplo de doenças e queixas comumente relatadas pela população do município de São João del-Rei, em Minas Gerais, estão a pressão alta, depressão, ansiedade, tristeza, cansaço, cefaleia e outras. A questão basilar que se objetiva responder com esse artigo é saber se existiria uma diferença entre a prevalência dessas doenças/queixas nos espaços rurais e urbanos. Para chegar a uma resposta foram analisados, dentre outros, dados de todas as 18 Estratégias de Saúde da Família, urbanas e rurais, do município. Concluiu-se que a hipótese de que existiria uma diferença nas principais doenças/queixas prevalecentes nas áreas rurais e urbanas não se confirmou, sendo que dados encontrados nas ESFs do município não diferem muito das pesquisas realizadas em nível nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.