ANÁLISE DAS TSM DO ATLÂNTICO E PACÍFICO INFLUENCIANDO NOS VALORES PLUVIOMÉTRICOS DE MUCAMBO (CE) NO ANO DE 2021
Resumo
A região do semiárido brasileiro se caracteriza por ter uma grande variação anual e interanual nos índices pluviométricos. Desse modo, a previsão meteorológica se mostra necessária, porém muito complexa e suscetível à imprecisão eventual, pois existem diversos sistemas atmosféricos e teleconexões atmosfera-oceano, que interagem entre si e que podem se alterar em escalas de tempo relativamente curtas. O presente trabalho teve o intuito de verificar as configurações das temperaturas superficiais das águas dos oceanos Atlântico e Pacífico, que acabam por influenciar na intensidade da estação chuvosa na região nordeste do Brasil (NEB), incluindo o município de Mucambo (CE). A pesquisa de dados, acerca do período, compreendeu uma análise de informações de instituições meteorológicas e seus prognósticos para o NEB. Foi confirmado que a intensidade pluviométrica registrada em 2021, se comportou de modo previsto com a tendência decorrente das anomalias verificadas nas superfícies dos oceanos Atlântico e Pacífico, sendo um ano de precipitações significativamente abaixo da média. Isso evidencia que os trabalhos de previsão climática têm aperfeiçoado sua precisão quanto à previsão da quadra chuvosa do semiárido brasileiro, muito pertinente em áreas que se caracterizam pela necessidade de políticas públicas voltadas a mitigar a vulnerabilidade da população diante da ocorrência de variações interanuais extremas do regime chuvoso, marcado por chuvas acima da média ou por secas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os autores concedem à Revista Eletrônica de Geografia TERRITRIUM TERRAM (RTT), o direito da primeira publicação, como trabalho simultaneamente licenciado sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENCE, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento de autoria do trabalho e publicação inicial na revista.
2. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separados para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (capítulo de livro, repositório institucional) com reconhecimento de autoria e publicação inicial desta revista.
3. Os autores são responsáveis pelo conteúdo que consta no manuscrito publicado na revista.